Residência Quinta da Baroneza / Belluzzo Martinhão Arquitetos

Residência Quinta da Baroneza / Belluzzo Martinhão Arquitetos - Mesa, Cadeira, JanelaResidência Quinta da Baroneza / Belluzzo Martinhão Arquitetos - Cadeira, Fachada, Jardim, Pátio, AidoResidência Quinta da Baroneza / Belluzzo Martinhão Arquitetos - Mesa, Cadeira, Iluminação, JanelaResidência Quinta da Baroneza / Belluzzo Martinhão Arquitetos - CorrimãoResidência Quinta da Baroneza / Belluzzo Martinhão Arquitetos - Mais Imagens+ 21

Bragança Paulista, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  995
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mariana Orsi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Breton, Jatobá, Lumini, Petramar, Via Metal
Residência Quinta da Baroneza / Belluzzo Martinhão Arquitetos - Cadeira, Fachada, Jardim, Pátio, Aido
© Mariana Orsi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O ponto de partida do projeto foi aproveitar as melhores visuais da paisagem e impactar o mínimo possível na topografia natural do terreno. A frente do terreno é bem extensa, 80 metros de comprimento, com um leve declive acompanhando a rua. A solução arquitetônica foi a criação de um volume monolítico pousando sobre o terreno, aproveitando o declive para criar o vão da garagem e o volume do pavimento inferior, onde ficam spa sauna.

Residência Quinta da Baroneza / Belluzzo Martinhão Arquitetos - Corrimão
© Mariana Orsi

O projeto foi pensado num estilo contemporâneo, marcado pela integração dos ambientes, linhas retas, grandes vãos e pureza dos materiais escolhidos.

Residência Quinta da Baroneza / Belluzzo Martinhão Arquitetos - Mesa, Cadeira, Janela
© Mariana Orsi

O acesso a residência se dá pelo percurso de uma via em paralelepípedos com grama que passa pela entrada social e segue para a garagem no nível inferior. Os convidados podem já acessar o living pela porta principal em madeira freijó, que fica protegida por uma pérgola em estrutura metálica e forro ripado de madeira. Enquanto os moradores quando chegam para passar o final de semana, podem estacionar no abrigo de veículos e acessar a escada interna que dá acesso direto ao corredor da área íntima.

Residência Quinta da Baroneza / Belluzzo Martinhão Arquitetos - Fachada, Jardim, Aido
© Mariana Orsi

O living e varanda gourmet são totalmente integrados, através de grandes esquadrias de vidro que correm e podem ficar embutidas no vão da parede, proporcionando sua total abertura.  A ideia foi ter living, varanda e piscina todos no mesmo nível e completamente conectados, aumentando o convívio da família e convidados.

Residência Quinta da Baroneza / Belluzzo Martinhão Arquitetos - Porta, Pilar, Viga
© Mariana Orsi

A área íntima é distribuída ao longo do corredor todo em vidro protegido pelos brises das ripas de alumínio. São quatro suítes iguais, todas voltadas para a vista da piscina, mais a suíte máster, que tem sua varanda exclusiva, voltada para uma bela vista do horizonte da região. Ainda na área íntima, há um home theater fechado e uma sala íntima.

Residência Quinta da Baroneza / Belluzzo Martinhão Arquitetos - Janela, Jardim
© Mariana Orsi

A cozinha fica ao lado do living, porém fechada, pois os moradores recebem muitos convidados e precisavam de uma cozinha grande para os funcionários trabalharem. Mas apesar de ficar separada da sala, tem uma grande abertura de vidro que dá para um jardim fechado que permite uma agradável entrada de luz e ventilação, além de um visual para o pequeno jardim, bem aconchegante.

Planta - pavimento inferior
Planta - pavimento térreo

Os materiais aplicados foram pensados de forma a destacar os volumes da arquitetura, além de proporcionar uma integração com a natureza. O volume do pavimento inferior é um bloco de pedra madeira que dá embasamento para o volume superior mais leve, no qual predominam pintura em textura na cor branca, vidro, concreto ripado e venezianas de alumínio na cor cortén.

Residência Quinta da Baroneza / Belluzzo Martinhão Arquitetos - Janela, Fachada, Jardim, Aido, Pátio
© Mariana Orsi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Quinta da Baroneza / Belluzzo Martinhão Arquitetos" 31 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908444/residencia-quinta-da-baroneza-belluzzo-martinhao-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.