Casa Tacuri / Gabriel Rivera Arquitectos

© BICUBIK

Casa Tacuri /  Gabriel Rivera Arquitectos - Mais Imagens+ 53

Quito, Equador
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  606
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:BICUBIK
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artempo, Madeval, Travertino
  • Arquiteto Responsável: Gabriel Rivera
  • Cidade: Quito
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Tucuri é uma zona localizada em Nayón, na cidade de Quito. Um lugar fascinante por seu microclima, fauna, flora e suas vistas privilegiadas ao Valle de Cumbayá. As alfarrobas são árvores endêmicas da região e estão por todas as partes, atraindo uma infinidade de aves que, com seu canto, fazem com que qualquer um se sinta parte da natureza mesmo a poucos minutos de distância da cidade. É precisamente nesse lugar que se implanta a Casa Tacuri e o motivo pelo qual foi chamada assim.

© BICUBIK
Axonométrica
© BICUBIK

Trata-se de uma residência unifamiliar que foi projetada com o objetivo de transformar-se em um lar. Um espaço que resulta de um grande trabalho de análise, que respeita todo o entorno natural original do lote e que toma as alfarrobas como principal inspiração. É dessa forma que nasce seu conceito arquitetônico: "viver entre as árvores". Este conceito se materializa, já que o projeto se adapta à topografia natural do lote e respeita todas as árvores existentes, criando uma casa atemporal que parece ter nascido naturalmente.

© BICUBIK
© BICUBIK

Ela é distribuida como um perímetro em três volumes diferentes, ao redor de um pátio central que abraça a terra como fonte de inspiração e promove a integração familiar. Um primeiro volume conforma a frente para a rua e contém todos os espaços de caráter social. O segundo volume, de dois pavimentos e perpendicular ao primeiro, agrupa os espaços familiares de descanso, enquanto o terceiro volume, que serve como fechamento, recebe o estúdio. Esses três volumes se conectam por meio de um percurso externo contínuo ao redor de toda a casa.

© BICUBIK
Planta - Térreo
© BICUBIK

As lajes de concreto foram pensadas como se fossem folhagens, flutuando e se entrelaçando umas nas outras para criar os espaços habitáveis, enquanto os pilares metálicos, como se fossem troncos, permitem sustenta-las. O vidro, um recurso importante no projeto, permite conter todos os espaços internos, mas mantendo a relação deles com o entorno. Com o apoio da madeira, colocada como revestimento, a casa mantém sempre uma temperatura confortável.

A Casa Tacuri é um projeto que nos convida a viver uma experiência: a arquitetura.

© BICUBIK

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Tacuri / Gabriel Rivera Arquitectos" [Casa Tacuri / Gabriel Rivera Arquitectos] 27 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908239/casa-tacuri-gabriel-rivera-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.