Residência FM / Horma

Residência FM / Horma - Mais Imagens+ 6

  • Arquitetos: Horma; Horma
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  45
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mariela Apollonio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alumed, Cosín, Todagres
  • Autores : Nacho Juan, Clara Cantó, Jose Iborra
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Mariela Apollonio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Férias de verão, este é o principal objetivo do projeto.

A proposta nasce com a intenção de reformar um antigo apartamento para convertê-lo em um refúgio contemporâneo de desconexão, reflexão e descanso. O estado inicial mantinha a construção original dos anos 60, com uma excessiva compartimentação que não permitia ler o espaço com continuidade. Esta sucessão de ambientes independentes e limitados impedia o aproveitamento do principal valor que já se intuía, poder viver o mar, ali presente, desde cada um dos possível cantos deste lugar. O objetivo converteu-se, então, em manter todas as funções existentes e pretendidas pelo usuário, mas com muito menos elementos e com todos eles coordenados entre si para assim aliviar a sensação espacial e redescobrir o mar, até agora escondido.  

© Mariela Apollonio

Para conseguir este objetivo principal, a pesquisa está centrada na disposição dos elementos, sua geometria e sua materialidade. Assim, desaparece o conceito de divisória para resolver todo o espaço somente com peças do mobiliário. Por um lado, a curva define o caráter geométrico dos elementos, construindo continuidades no lugar de limites trazendo movimento e fluidez no lugar de pausas e arestas. Por outro lado, a madeira se encarrega de construir os móveis, separando os espaços.

Planta

Em uma proposta onde o conceito é definido ao estabelecer os mínimos elementos com seu máximo uso e significado é fundamental refletir sobre cada uma das decisões, tanto métricas como materiais. Um projeto de aparentemente pouca área são multiplicadas as decisões e os detalhes. 

© Mariela Apollonio

O espaço, que gira entorno de um elemento central, entende o uso do terraço como um ambiente conjunto e não tanto como uma estrutura externa.

Juntamente com a madeira, a pedra natural e um corte contínuo de azulejos acabam por revestir o espaço. 

© Mariela Apollonio

Definitivamente, trata-se de um conjunto de 45 metros quadrados repensados para serem vividos de maneira conjunta ou independente, por um usuário ou por vários, mas sempre desde a simplicidade dos elementos e da continuidade e qualidade dos mesmos.

Um lugar onde o principal protagonista deve continuar sendo o mar. 

© Mariela Apollonio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle Águila, 46408, Valência, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residência FM / Horma" [Casa FM / Horma] 28 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908214/residencia-fm-horma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.