Casa Moreira / César Machado Moreira

Casa Moreira / César Machado Moreira - Fachada, Janela, Terraço, AidoCasa Moreira / César Machado Moreira - Escada, ConcretoCasa Moreira / César Machado Moreira - VigaCasa Moreira / César Machado Moreira - Viga, Janela, CorrimãoCasa Moreira / César Machado Moreira - Mais Imagens+ 27

Porto, Portugal
  • Arquitetos: César Machado Moreira; César Machado Moreira
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  288
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Campos
  • Engenharia: 2MP
  • Construtor: Weplan
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Moreira / César Machado Moreira - Janela, Fachada, Concreto
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado num terreno com frente para uma rua estreita caracterizada por pequenas casas de diferentes épocas, o edifício é uma casa no sentido clássico. De planta quadrada com 12x12m a volumetria do edificio foi definida pelas imposições regulamentares.

Casa Moreira / César Machado Moreira - Janela, Fachada, Aido
© José Campos
Planta - Térreo
Casa Moreira / César Machado Moreira - Viga
© José Campos

O piso superior recuou 3 metros em relação ao piso térreo para alinhar com o confrontante a Este. A cobertura a duas águas obteve-se pelo ângulo de 45º correspondente à largura da rua em frente da casa. Para Norte, para a Rua, a casa fecha-se sendo a entrada realizada para um pátio, de características mediterrânicas, que permite a ventilação natural no interior durante todas as estações do ano.

Casa Moreira / César Machado Moreira - Escada, Janela, Viga, Corrimão
© José Campos

A casa abre-se para Sul, para o jardim que é rematado, no extremo oposto, por um tanque que também é uma piscina. O piso térreo foi criado numa só divisão, a sala da casa também é a cozinha e a zona de refeições. Tudo funciona em redor desse espaço que continua para o jardim. No piso superior situam-se os quartos e uma zona para as crianças. Aproveitando a inclinação do telhado conseguiu-se construir um escritório/biblioteca onde as vistas juntam o rio e o mar. 

Casa Moreira / César Machado Moreira - Cama, Dormitório
© José Campos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Moreira / César Machado Moreira" 02 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908158/casa-moreira-cesar-machado-moreira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.