Residência Sydney Street / Fouché Architects

Residência Sydney Street / Fouché Architects - Imagem 2 de 31Residência Sydney Street / Fouché Architects - Imagem 3 de 31Residência Sydney Street / Fouché Architects - Imagem 4 de 31Residência Sydney Street / Fouché Architects - Imagem 5 de 31Residência Sydney Street / Fouché Architects - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: Fouché Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  368
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Cieran Murphy
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AllKind Joinery & Glass, Boral, Briggs Veneers, Caesarstone, Coco republic, Escea, Miele, PGH Bricks, auhau, empty lamps, encaustic
  • Arquitetos Responsáveis: Rayne Fouché
  • Construtor: Rod Mahoney
  • Styling: Coco Republic
  • Certificador: Bartley Burns
  • Quantitativos: Price A Plan
  • Planejamento: Urban Strategies
  • Cidade: Brisbane
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Residência Sydney Street / Fouché Architects - Imagem 2 de 31
© Cieran Murphy

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa original, um edifício da década de 40, havia sido reformada e alterada múltiplas vezes, funcionando como uma pensão ao longo dos últimos anos. Os espaços de convívio foram transformados em quartos e todas as varandas foram fechadas fazendo da casa um complexo aglomerado de pequenos ambientes escuros e segregados, praticamente não haviam mais conexões entre o interior e o exterior.

Residência Sydney Street / Fouché Architects - Imagem 12 de 31
© Cieran Murphy
Residência Sydney Street / Fouché Architects - Imagem 30 de 31
Planta - térreo
Residência Sydney Street / Fouché Architects - Imagem 18 de 31
© Cieran Murphy

O principal desafio deste projeto de reforma era trazer esta antiga estrutura de volta à vida, reconectando seus espaços e resgatando o brio desta casa que havia se tornado sombria e decadente. Objetivamente, a prioridade era remover ao invés de adicionar; construir novos espaços sensíveis, amplos e bem iluminados; fortalecer as conexões entre os espaços tanto interna quanto externamente.

Residência Sydney Street / Fouché Architects - Imagem 23 de 31
© Cieran Murphy

As paredes que fechavam a frente da casa foram removidas para devolver a varanda ao seu estado original, resgatando este amplo espaço aberto junto à área íntima da casa no pavimento superior. Esta operação foi fundamental para redescobrir as qualidades espaciais do projeto original. Como a ideai inicial era reaproveitar apenas os espaços originais da década de 40, então boa parte das expansões construídas ao longo dos anos foram integradas no projeto em forma de um grande espaço vazio de pé-direito duplo.

Residência Sydney Street / Fouché Architects - Imagem 25 de 31
© Cieran Murphy

O espaço que havia nos fundos do terreno foi incorporado como uma edícula, essencialmente um espaço exterior, mas que na prática encontra-se intimamente conectado com os espaços internos da casa. Os materiais escolhidos são simples e robustos. Tijolo e madeira definem a volumetria da casa proporcionando uma sensação de aconchego e privacidade. O tijolo e a madeira, dominam as fachadas, fortalecendo ainda mais a relação entre o interior e o exterior uma vez que estes eram os principais materiais presentes no interior do edifício. Finalmente, o projeto de reforma mostra-se bastante coeso, reinterpretando sua arquitetura e resgatando a qualidade de seus espaços, devolvendo o brilho de um edifício que havia sido esquecido e maltratado. 

Residência Sydney Street / Fouché Architects - Imagem 22 de 31
© Cieran Murphy

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Sydney Street / Fouché Architects" [Sydney Street House / Fouché Architects] 02 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908146/residencia-sydney-street-fouche-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.