Hotel em Coimbra / depA

Hotel em Coimbra / depA  - Janela, VigaHotel em Coimbra / depA  - Mesa, Terraço, PátioHotel em Coimbra / depA  - Mesa, Cadeira, JanelaHotel em Coimbra / depA  - Prateleira, MesaHotel em Coimbra / depA  - Mais Imagens+ 42

  • Arquitetos: depA; depA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Campos
Hotel em Coimbra / depA  - Prateleira, Mesa
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O conjunto dos 3 edifícios pré-existentes encontra-se localizado na Alta de Coimbra, inserido na área de proteção à Zona Patrimônio Mundial da UNESCO.

Hotel em Coimbra / depA  - Janela, Arco, Pilar
© José Campos

O projeto propõe uma intervenção global nos três edifícios articulados por um logradouro comum, procurando um equilíbrio entre a necessidade de intervenção profunda nos edifícios pré-existentes para a sua adaptação às exigências próprias de um edifício contemporâneo e as pesadas exigências legais e, ao mesmo tempo, o cuidado que uma intervenção deste tipo deve manter perante a sua envolvente, a sua relevância histórica e o seu grande valor arquitectónico e construtivo.

Hotel em Coimbra / depA  - Porta, Janela
© José Campos

Propõe-se assim uma intervenção que preserva ao máximo as características originais e de valor patrimonial do edifício da cota alta e do edifício da cota baixa, clarificando os seus elementos dissonantes e fazendo apenas as necessárias adaptações ao novo programa, adaptações essas que se querem assumidas, no detalhe e no desenho, mas ainda assim em diálogo com o existente, na lógica desse desenho e dos materiais.

Hotel em Coimbra / depA  - Imagem 8 de 47
© José Campos

Por sua vez, as características e o mau estado de conservação do terceiro edifício ditaram uma intervenção mais profunda com a sua demolição interior quase total, garantindo-se contudo a permanência das fachadas e cobertura. Esta intervenção quis ainda, e principalmente, clarificar a diferença entre os três volumes correspondentes aos três edifícios e reforçando e clarificando três momentos: a casa da Rua José Falcão, o palacete da Couraça de Lisboa, e um terceiro, que os une, de serviços, menos apalaçado e mais pitoresco, o do Largo do Hilário.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Alta de Coimbra, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel em Coimbra / depA " 30 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908110/hotel-em-coimbra-depa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.