Zona de Produção Cultural / PICO COLECTIVO

Zona de Produção Cultural / PICO COLECTIVO

© José Alberto Bastidas© José Alberto Bastidas© José Alberto Bastidas© José Alberto Bastidas+ 20

  • Promotor Cultural:Alfredo Pineda
  • Técnico De Obra:Manuel Coronel
  • Construção:Juan Ortega, Juan Ortega, José Suarez, Carlos Sánchez, Joel Meléndez, Luis Rojas, Arjenis Durand, Edison Rivas
  • Colaboradores:Juan Castillo, Williams Adjunta, Kenneth Gomez, Patricia Henríquez, Nickol Bendek, Adriano Pastorino
  • Suporte Institucional:Banco de Desarrollo Económico e Social BANDES, Fondo de Desarrollo Microfinanciero FONDEMI
  • Gestão Cultural:Colectivo ZPG
  • Projeto:Marcos Coronel
  • Equipe De Projeto:María Isabel Ramírez, Michelle Isoldi, José Bastidas
  • Cidade:Guacara
  • País:Venezuela
Mais informaçõesMenos informações
© José Alberto Bastidas
© José Alberto Bastidas

Descrição enviada pela equipe de projeto. Unidades culturais comportam um centro de criação urbana e economias experimentais, partindo da transformação de instalações vandalizadas. A intervenção propõe confrontar a necessidade de espaços de coletividade, diante da eminência de enormes vazios e estruturas precarizadas, comuns no centro da cidade. Procura ocupar um edifício violentado durante protestos de rua, para seu resgate como infraestrutura cultural, articulando uma série de empreendimentos impulsionados por grupos de artistas e comunidades locais. 

Diagramas
Diagramas

O projeto consegue acessar um programa de financiamento do estado que habilita dotação técnica e ferramentas culturais, prevendo a utilização de contêineres de mercadoria como dispositivos que acolherão os espaços do núcleo, uma vez que foram fretados para transportar os equipamentos. 

© José Alberto Bastidas
© José Alberto Bastidas

A estratégia está baseada em dotar o antigo prédio com esses dispositivos, inserindo várias estruturas em um único sistema mais complexo, como parasitas que se alojam em um corpo estranho. O projeto estabelece um uso de peças e componentes a partir de módulos e padrões semelhantes às propriedades dos mesmos objetos estruturantes. Uma subestrutura suportada por fundações anteriores. Um edifício montado em cima de outro, por meio de elementos individuais que são adicionados até que o todo seja organizado.

© José Alberto Bastidas
© José Alberto Bastidas

O núcleo é capaz de reunir um circuito criativo gerenciado por grupos e organizações sociais, onde também funciona a principal torre de transmissão de antenas da cidade, uma infraestrutura híbrida que emite programas culturais autônomos e serviços públicos. Reúne ainda uma série de espaços composta por: jardim urbano, refeitório, laboratório de imagem e audiovisual, estúdio de gravação e sala de música, galeria, oficina multiuso, pista de skate, quadra poliesportiva e espaço para apresentações.

© José Alberto Bastidas
© José Alberto Bastidas
Detalhes de Axonométrica em Camadas
Detalhes de Axonométrica em Camadas
© José Alberto Bastidas
© José Alberto Bastidas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Guacara, Carabobo, Venezuela

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Zona de Produção Cultural / PICO COLECTIVO" [Zona de Producción Cultural / PICO COLECTIVO] 14 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907460/zona-de-producao-cultural-pico-colectivo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.