Como incorporar a domótica na arquitetura?

Como incorporar a domótica na arquitetura?

Domótica = Domus ('casa' em latim) + Autônomo ('quem se governa' em grego)

Como o nome indica, a domótica permite que um lar possa funcionar de forma inteligente, respondendo aos requisitos e necessidades de seus usuários por meio de sistemas automatizados que melhoram a habitabilidade e o conforto de seus espaços, aumentando sua segurança e aprimorando, a longo prazo, a economia de energia e de dinheiro.

Usando sensores, sistemas motorizados, tecnologias sem fio e integração direta com telefones celulares ou tablets, a domótica veio para ficar e você pode integrá-la em seus projetos de arquitetura - desde o estágio inicial - por meio de diferentes sistemas automatizados. Mas como fazer isso? Analise uma série de soluções classificadas por seus benefícios: economia de energia, conforto, acessibilidade e segurança.

Como incorporar a domótica na arquitetura? - Mais Imagens+ 17

Sistema Inteligente Nox - Control solar | Feltrex. Image Cortesía de Feltrex

Economia Energética

Ao incorporar atenuadores, sensores de movimento e outros sistemas de controle gerenciados pelo usuário, podemos reduzir muito os custos energéticos para iluminação, aquecimento e resfriamento em um edifício.

Evite o desperdício de luz artificial: sistemas de controle lumínico

Permitindo a conexão com praticamente todos os dispositivos de um edifício, os sistemas de controle de iluminação aumentam a vida útil dos pontos de luz - incluindo fontes de baixo consumo, como LEDs e fluorescentes - usando exatamente a quantidade de luz necessária. Você também pode incorporar temporizadores de contagem regressiva ou sensores de ocupação ou vaga, que apagam as luzes quando os quartos não estão em uso, além de programadores de acordo com o fuso horário.

Mais em: Sensor de ocupação com duplo circuito, de Lutron.

Domótica Hotelera - Renta Residencial | AveChile. Image Cortesía de AveChile

Em comparação com os interruptores tradicionais, os dimmers são altamente eficazes, pois geram economia mesmo em seu nível mais alto de iluminação. Enquanto os interruptores economizam energia somente quando estão desligados, os dimmers economizam permanentemente, e quanto mais escuros, maiores são as economias.

Alguns sistemas incluem o monitoramento constante da economia de energia do edifício, analisando em tempo real o consumo elétrico das luminárias e dividindo o consumo por salas, equipamentos ou períodos de tempo.

Mais em: Controle automático de iluminação, de GIRA.

Maestro Sensor de ocupación con doble circuito | Lutron. Image Cortesía de Lutron

Aproveitar efetivamente a luz natural: cortinas e persianas automatizadas

Através de sistemas sem fio e silenciosos, o usuário pode abrir ou fechar as cortinas ou persianas automaticamente, manejando inclusive a inclinação das ripas em uma persiana. Além disso, é possível pré-definir os níveis de abertura utilizados recorrentemente, facilitando o uso adequado dos níveis de luz natural nos espaços interiores e reduzindo o consumo de sistemas de ar condicionado.

Mais em: Sistema Inteligente Nox para controle solar, de Feltrex.

Persianas Celulares Inalámbricas Sivoia® QS | Lutron. Image Cortesía de Lutron

Controle de temperatura e ventilação

Os controladores climáticos permitem operar o funcionamento de todos os equipamentos que influenciam o aquecimento e resfriamento dos espaços internos do edifício: sistemas de ar condicionado, lajes radiantes, caldeiras, radiadores, lareiras a gás, entre outros. Desta forma, você pode pré-definir modos ou períodos de tempo com temperaturas específicas associadas, garantindo o clima certo para cada momento do dia.

Mais em
: Soluções para o Controle de Iluminação, Energia e Clima, de Teckrum

Kit de motorización para ventanas para techo inclinado | VELUX. Image Cortesía de Velux

No caso da ventilação, existem sistemas de motorização que permitem abrir ou fechar janelas - geralmente para tetos - através de um controle remoto à distância. Alguns deles incluem sensores de chuva que reagem automaticamente ao perceber as primeiras gotas.

Mais em: Kit de motorização para claraboias, de Velux

Kit de motorización para ventanas para techo inclinado | VELUX. Image Cortesía de Velux
Kit de motorización para ventanas para techo inclinado | VELUX. Image Cortesía de Velux

Conforto Interior

Use o espaço através de cenários pré-definidos

Utilizando telas touch e interfaces amigáveis, os sistemas de conforto permitem controlar a qualidade ambiental das áreas interiores, ajustando a temperatura, a música e / ou a intensidade e a cor da luz, de forma presencial ou remota, através de aplicativos que podem ser baixados em qualquer celular.

Dessa forma, é possível salvar e ativar cenários predefinidos que permitem usar o espaço de maneiras diferentes, de acordo com as necessidades específicas do usuário. A irrigação dos jardins também pode ser controlada automaticamente, definindo períodos de irrigação em diferentes áreas e horários do dia.

Mais em: Kit Domótica Imobiliário, de AveChile. / Controle de iluminação por Bluetooth, de Häfele.

Control de Iluminación Bluetooth - BLE BOX | Häfele. Image Cortesía de Hafele

Acessibilidade e Segurança

Campainhas e interfones personalizáveis

A domótica também pode incluir timbres digitais, que mostram o número da propriedade e até mesmo os nomes de seus habitantes, e / ou interfones - até com vídeo - para residências ou edifícios. Através destes dispositivos, os usuários podem se comunicar interna ou externamente, integrando-se ao mesmo tempo com os sistemas de segurança da casa ou do condomínio.

Mais em: Videocitófono Classe 300X, de BTicino.

Timbre Personalizado - Ave Touch Bell | AveChile. Image Cortesía de AveChile

Controle de acessos

As fechaduras tradicionais podem ser substituídas por chapas eletrônicas, com chaves numéricas ou sistemas biométricos de alta segurança - para verificar a identidade do visitante -, que também podem ser manuseadas por meio de dispositivos móveis. Os controles de acesso mais avançados podem incorporar sensores de restrição de proximidade ou entrada regidos por diferentes níveis de autorização, ideais para espaços restritos, como armazéns, adegas ou cofres.

Sistemas de Seguridad | Teckrum. Image Cortesía de Teckrum

Alarmes

Quando a segurança de um edifício inteligente é comprometida, seus usuários receberão uma notificação que lhes permitirá agir em caso de emergência. Os sistemas de alarme funcionam com base em sensores, incluindo sensores de abertura de portas e janelas, sensores de movimento, quebra de vidros, presença de fumaça e gases, entre outros.

Mais em: Kit de Alarme Inteligente S2, de BroadLink.

Domótica - DOMINA PLUS | AveChile. Image Cortesía de AveChile

Vídeo vigilância

Embora já sejam amplamente utilizados, os circuitos fechados de televisão (CCTV) podem ser incorporados ao sistema de domótica geral de um edifício ou residência, permitindo o monitoramento constante de seus recintos e o armazenamento das imagens registradas. As câmeras mais avançadas apresentam uma alta qualidade de imagem, oferecendo a opção de tirar fotos fixas ou panorâmicas, e incluindo a detecção térmica.

Mais em: Sistemas de Segurança Comercial e Residencial, de Novotech.

Sistemas de Seguridad Comercial y Residencial | Novotech. Image Cortesía de Novotech

Como incorporar a domótica no projeto arquitetônico?

A domótica não deve ser vista como algo alheio à arquitetura do edifício, e é importante que ela seja corretamente integrada ao projeto dos espaços, para que seus usuários possam usá-la fluente e intuitivamente. Sendo sistemas elétricos com instalações complexas, é necessário um trabalho coordenado entre o arquiteto e o técnico eletricista, para que sua operação coincida com os requisitos e necessidades dos usuários.

Domótica Hotelera - Renta Residencial | AveChile. Image Cortesía de AveChile

Então, novas e interessantes questões surgem durante o processo projetual:

  • Quais condições ambientais específicas cada espaço requer dependendo do seu uso?
  • Como os espaços são usados em diferentes momentos do dia ou da semana?
  • Até que ponto um mesmo espaço pode mudar através da variação de suas condições ambientais?
  • Quais liberdades de projeto surgem ao contar com tecnologias avançadas de segurança?
  • Como os usuários do mesmo edifício se comunicam e se relacionam? Como coordenar e facilitar essa comunicação?
  • Até que ponto posso melhorar a qualidade de vida do usuário aplicando corretamente esses sistemas?
  • Quais tecnologias são relevantes para incorporar em meu projeto específico de acordo com as necessidades do usuário?
  • Quais tecnologias ajudariam a melhorar o projeto do espaço do meu projeto?

Gira HomeServer app - Home automation | GIRA. Image Cortesía de GIRA

Sobre este autor
Cita: Materials. "Como incorporar a domótica na arquitetura?" [¿Qué es la domótica en la arquitectura?] 11 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907402/como-incorporar-a-domotica-na-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.