O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. Harald Schönegger
  6. 2014
  7. Reabilitação de uma Residência no Centro Histórico de Sevilha / Harald Schönegger + Inmaculada González

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Reabilitação de uma Residência no Centro Histórico de Sevilha / Harald Schönegger + Inmaculada González

  • 21:00 - 10 Dezembro, 2018
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Reabilitação de uma Residência no Centro Histórico de Sevilha / Harald Schönegger + Inmaculada González
Reabilitação de uma Residência no Centro Histórico de Sevilha / Harald Schönegger + Inmaculada González, © Fernando Alda
© Fernando Alda

© Fernando Alda © Fernando Alda © Fernando Alda © Fernando Alda + 22

© Fernando Alda
© Fernando Alda

Descrição enviada pela equipe de projeto. Entre as irregulares empenas de um árido e estreito centro histórico estavam as ruínas de uma casa abandonada com a divisão original do século XVII a qual recebeu aleatoriamente adições precárias com o passar do tempo. A proteção patrimonial afeta somente a primeira parte da edificação.

© Fernando Alda
© Fernando Alda
Planta - térreo
Planta - térreo
© Fernando Alda
© Fernando Alda

Neste contexto, e com um programa único de habitação familiar, a intervenção procura recuperar a parte histórica da propriedade disfuncional e criar um novo habitat doméstico, sustentável e hospitaleiro, com especial atenção também para a orientação solar. Além disso, o projeto tenta incorporar no terreno uma parcela do espaço verde que foi perdido na cidade. Para tanto, a edificação é concebida como um recipiente contendo grandes árvores e o espaço aberto é estruturado em vários níveis planos ajardinados, deixando o manto vegetal cobrir pátios, terraços e telhados.

© Fernando Alda
© Fernando Alda
Planta - primeiro pavimento
Planta - primeiro pavimento
© Fernando Alda
© Fernando Alda

A anterior compartimentação opaca é substituída pela leitura clara da edificação atual onde o fragmento histórico - a primeira parte restaurada - e o novo, com duas peças diferentes de volumes transparentes, coexistem em um único ambiente. Ao mesmo tempo, o histórico, o novo e o verde exterior fundem-se num habitat doméstico claro e unitário. Para este fim, a primeira parede interna é diluída com uma plataforma longa que suporta o piso de madeira e os novos pátios são fechados com peles translúcidas suaves que confundem os seus limites.

© Fernando Alda
© Fernando Alda

A alternância de compartimentos vazios e simples, com dupla fachada norte-sul, permite a ventilação cruzada e a luz solar, quase ausentes nas residências do centro histórico. Juntamente com sistemas construtivos que melhoram a eficiência energética, as mudanças sazonais das plantas decíduas filtram o clima local extremo introduzindo, além do alojamento urbano, as variações de luzes e nuances do ambiente natural.

© Fernando Alda
© Fernando Alda

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Reabilitação de uma Residência no Centro Histórico de Sevilha / Harald Schönegger + Inmaculada González" [Rehabilitación de una Vivienda en el casco Histórico de Sevilla / Harald Schönegger + Inmaculada González] 10 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907331/reabilitacao-de-uma-residencia-no-centro-historico-de-sevilha-harald-schonegger-plus-inmaculada-gonzalez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.