Reabilitação de uma Residência no Centro Histórico de Sevilha / Harald Schönegger + Inmaculada González

Reabilitação de uma Residência no Centro Histórico de Sevilha / Harald Schönegger + Inmaculada González

Reabilitação de uma Residência no Centro Histórico de Sevilha / Harald Schönegger + Inmaculada González - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Harald Schönegger, Inmaculada González; Harald Schönegger, Inmaculada González
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  402
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fernando Alda
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Astiglass, Saint-Gobain, Talleres Vazquez, Vercar S.L., Vivieros Olimpia S.L.
  • Construção: Eric Desmons S.L.
  • Cálculo Estrutural: Tedeco Ingenieros
  • Cidade: Sevilha
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Alda

Descrição enviada pela equipe de projeto. Entre as irregulares empenas de um árido e estreito centro histórico estavam as ruínas de uma casa abandonada com a divisão original do século XVII a qual recebeu aleatoriamente adições precárias com o passar do tempo. A proteção patrimonial afeta somente a primeira parte da edificação.

© Fernando Alda
Planta - térreo
© Fernando Alda

Neste contexto, e com um programa único de habitação familiar, a intervenção procura recuperar a parte histórica da propriedade disfuncional e criar um novo habitat doméstico, sustentável e hospitaleiro, com especial atenção também para a orientação solar. Além disso, o projeto tenta incorporar no terreno uma parcela do espaço verde que foi perdido na cidade. Para tanto, a edificação é concebida como um recipiente contendo grandes árvores e o espaço aberto é estruturado em vários níveis planos ajardinados, deixando o manto vegetal cobrir pátios, terraços e telhados.

© Fernando Alda
Planta - primeiro pavimento
© Fernando Alda

A anterior compartimentação opaca é substituída pela leitura clara da edificação atual onde o fragmento histórico - a primeira parte restaurada - e o novo, com duas peças diferentes de volumes transparentes, coexistem em um único ambiente. Ao mesmo tempo, o histórico, o novo e o verde exterior fundem-se num habitat doméstico claro e unitário. Para este fim, a primeira parede interna é diluída com uma plataforma longa que suporta o piso de madeira e os novos pátios são fechados com peles translúcidas suaves que confundem os seus limites.

© Fernando Alda

A alternância de compartimentos vazios e simples, com dupla fachada norte-sul, permite a ventilação cruzada e a luz solar, quase ausentes nas residências do centro histórico. Juntamente com sistemas construtivos que melhoram a eficiência energética, as mudanças sazonais das plantas decíduas filtram o clima local extremo introduzindo, além do alojamento urbano, as variações de luzes e nuances do ambiente natural.

© Fernando Alda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Reabilitação de uma Residência no Centro Histórico de Sevilha / Harald Schönegger + Inmaculada González" [Rehabilitación de una Vivienda en el casco Histórico de Sevilla / Harald Schönegger + Inmaculada González] 10 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907331/reabilitacao-de-uma-residencia-no-centro-historico-de-sevilha-harald-schonegger-plus-inmaculada-gonzalez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.