Termalija Family Wellness / Enota

Termalija Family Wellness / Enota - Imagem 2 de 47Termalija Family Wellness / Enota - Imagem 3 de 47Termalija Family Wellness / Enota - Imagem 4 de 47Termalija Family Wellness / Enota - Imagem 5 de 47Termalija Family Wellness / Enota - Mais Imagens+ 42

  • Arquitetos: Enota
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  8780
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Miran Kambič
  • Project Team: Dean Lah, Milan Tomac, Peter Sovinc, Nuša Završnik Šilec, Polona Ruparčič, Peter Karba, Carlos Cuenca Solana, Jurij Ličen, Tjaž Bauer, Sara Mežik, Eva Tomac, Jakob Kajzer, Maja Majerič, Goran Djokić
  • Colaboradores: Ivan Ramšak s.p. (engenharia de estruturas), Nom biro (instalações elétricas), Nom biro (serviços mecânicos), Darrtech (tecnologia de piscinas)
  • País: Eslovênia
Mais informaçõesMenos informações
Termalija Family Wellness / Enota - Imagem 6 de 47
© Miran Kambič

Descrição enviada pela equipe de projeto. Termalija Family Wellness é o mais recente de uma série de projetos que o escritório Enota desenvolveu para as Termas de Olimia ao longo dos últimos quinze anos. Como a peça que faltava, o projeto completa a transformação deste antigo complexo construído na década de 1980 em um moderno SPA de águas termais. Ao longo do tempo, os projetos foram sendo concebidos e construídos segundo as demandas e as necessidades que foram surgindo, sem nenhum tipo de previsão. Acreditava-se que cada novo edifício acrescido ao conjunto seria de fato, o último.

Termalija Family Wellness / Enota - Imagem 20 de 47
© Miran Kambič

Na maioria dos projetos desenvolvidos desta maneira, o resultado final se apresenta como uma série de acréscimos, “puxadinhos” que pouco à pouco vão preenchendo o espaço com diferentes arquiteturas que pouco ou quase nada têm em comum. Pensando nisso, optamos por adotar uma abordagem diferente no desenvolvimento deste amplo e atemporal projeto de reforma. Nas Termas de Olimia, a cada novo projeto apresentava-se a possibilidade de repensar e propor novas soluções também na escala urbana do conjunto. Paralelamente, dedicávamos muito mais tempo ao projeto em si, de tal forma que, apesar de atender a complexidade dos programas que eles abrigam, nosso principal objetivo era resolver a sua inserção no conjunto, como conectá-lo aos outros edifícios e com a natureza que os cerca.

Termalija Family Wellness / Enota - Imagem 38 de 47

O mesmo conceito aplica-se ao Termalija Family Wellness. O mais novo edifício do complexo foi implantado exatamente onde antes existia apenas a instalação da cobertura de inverno da piscina. Esta estrutura foi pensada inicialmente para ser instalada no inverno e retirada no verão ano após ano, mas infelizmente, ela nunca foi utilizada de fato por causa da complexidade do seu processo de montagem.

Termalija Family Wellness / Enota - Imagem 23 de 47
© Miran Kambič

Enquanto cada um dos projetos anteriores eram idealizados e solicitados pelos nossos clientes, este último partiu de nós, a nossa contribuição para um projeto no qual trabalhamos ao longo das últimas duas décadas. A antiga estrutura da cobertura de inverno existente passou a ser a principal fonte de reclamações dos  hóspedes: tornou-se inconcebível que um projeto tão moderno contasse ainda com uma estrutura tão obsoleta. Este foi o nosso principal argumento para convencer o investidor a dar o último passo e construir finalmente a última peça, a cereja que faltava no bolo. 

Termalija Family Wellness / Enota - Imagem 12 de 47
© Miran Kambič

Em todos os projetos anteriores, utilizamos uma mesma abordagem, recortando o terreno e enterrando parte do edifício de modo a minimizar o impacto da sua presença no complexo do conjunto. No projeto do Termalija Family Wellness, entretanto, não foi possível aplicar a mesma abordagem. Por tratar-se de um espaço de grande volume, especialmente junto às piscinas, precisávamos construir uma estrutura muito maior, a qual não poderia ser simplesmente enterrada. Não podendo reduzir a sua presença nem tampouco mimetizar-se com a paisagem, procuramos adequar a sua escala, buscando inspiração nas formas das estruturas vernáculas locais. 

Termalija Family Wellness / Enota - Imagem 31 de 47
© Miran Kambič

Embora ainda pudéssemos enterrar parte do programa do Termalija, da mesma forma como fizemos anteriormente com o Orhidelia por exemplo, o grande desafio foi o projeto da estrutura de cobertura da piscina. Procuramos então a dividir em conjuntos de segmentos menores evitando que ela se transformasse em um único objeto e sobrecarregasse à paisagem. Vista de longe, as formas, cores e a escala destes volumes tetraédricos se revela como um típico aglomerado de edifícios rurais, bem no coração do complexo termal. 

Termalija Family Wellness / Enota - Imagem 35 de 47
© Miran Kambič
Termalija Family Wellness / Enota - Imagem 42 de 47
Termalija Family Wellness / Enota - Imagem 30 de 47
© Miran Kambič

Esta segmentação resultou em uma estrutura bastante leve, algo que nos permitiu lidar com outra importante questão de projeto: a geometria aparentemente complexa do telhado nos permitiu criar grandes vãos, cobrindo toda a extensão das piscinas sem a necessidade de estruturas secundárias de apoio. Desta forma, a nova cobertura parece flutuar acima da plataforma onde as piscinas encontram-se instaladas, a qual foi  projetada como um espaço exterior. Como praticamente não há espaços a céu aberto, era imperativo que procurássemos soluções que permitissem que os mesmos espaços fechados utilizados no inverno, pudessem também ser utilizados como espaços abertos durante o verão. Contando com imensas aberturas zenitais, as quais podem ser inteiramente abertas junto as portas de vidro das fachadas, o novo projeto permite que os hóspedes circulem livremente através do edifício. Apesar de sua escala e do espaço que ocupa, a nova estrutura de cobertura atua como um simples guarda-sol de verão que se abre e fecha sem ocupar nenhum metro quadrado a mais desde precioso terreno. 

Termalija Family Wellness / Enota - Imagem 8 de 47
© Miran Kambič

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cidade de Podčetrte, Eslovênia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Termalija Family Wellness / Enota" [Termalija Family Wellness / Enota] 09 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907300/termalija-family-wellness-enota> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.