Startup sustentável supera BIG e Henning Larsen para projeto de uma eco-vila em Copenhague

A startup de sustentabilidade Lendager Group venceu BIG e Henning Larsen em competição para projetar uma nova vila ecológica em Copenhague, na Dinamarca. Com UN17 village, a Lendager Group criou o primeiro projeto no mundo que traduzirá todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas em ação tangível. Após quase 25 anos de planejamento, as 400 novas residências irão completar o novo distrito da cidade, Ørestad South.

Startup sustentável supera BIG e Henning Larsen para projeto de uma eco-vila em Copenhague - Mais Imagens+ 9

UN17. Imagem Cortesia de tmrw.se

Como afirma Lendager, "o ambiente construído é responsável por mais de 40% de nossas emissões globais. No entanto, não precisa ser assim. Na natureza, o lixo não existe: os organismos se regeneram e usam materiais orgânicos mortos como blocos de construção para o crescimento futuro". A UN17 Village mostra como desvincular este crescimento das emissões, considerando os resíduos como um recurso, e fazendo com que a sustentabilidade e o crescimento apoiem uns aos outros sem comprometer a qualidade, a estética ou o preço. A UN17 Village será construída com lixo reciclado - como concreto, madeira e vidro de janelas. A Lendager Group desenvolveu materiais reciclados projetados para uso em escala industrial. Os produtos são recolhidos e processados localmente, criando empregos locais e permitindo a construção de cidades do futuro a partir do lixo de hoje.

UN17. Imagem Cortesia de tmrw.se

A UN17 Village foi projetada para ser sustentável a partir de múltiplas perspectivas: ambiental, social, operacional, relacionada ao clima interno e biodiversidade. Como um dos projetos de construção mais alternativos e sustentáveis do mundo, os materiais usados são reciclados para criar materiais não-tóxicos e certificados. As casas são projetadas com uma sensação de espaço, todos os seus elementos ajudam a promover uma vida sustentável e a criar um bom conforto térmico. Com painéis solares na cobertura, as casas são potencialmente auto-suficientes. A biodiversidade do bairro aumenta com os jardins do telhado: este é um projeto de habitação com um design que incentiva a vida sustentável.

UN17. Imagem Cortesia de tmrw.se

Anders Lendager, CEO e fundador da Lendager Group, explica que “com a UN17 Village, queríamos criar não apenas uma construção icônica e sustentável a partir de materiais reciclados, mas também a oportunidade de um estilo de vida sustentável. Até agora, o foco em obras sustentáveis tem sido principalmente em relação às suas emissões de carbono operacionais. Estamos analisando todo o ciclo de vida da edificação - incluindo o uso de materiais, saúde e qualidade de vida. Desenvolvemos um processo escalonável que coloca em foco todos os 169 ODS. Ao traduzi-los em soluções concretas, criamos uma ferramenta que possibilita que todos na indústria implementem os ODS e avaliem o resultado”.

  • Arquitetos: Lendager Group, Årstiderne
  • Diretor de Projeto: Philip Rufus Knauf
  • Cliente: NREP
  • Engenharia: Moe and Arup
  • Equipe de Projeto: Equipe: Jacob Blak, Sophie Daugaard Andersen, Majken Lynge Gribskjold, Kristian Knorr Jensen, Stephanie Levassor, Agata Marzec, Nicholas Ransome, Daniel Veenboer
  • Arquiteto Responsável: Anders Lendager
  • Área do Projeto: 35.000 m2
  • Ano do Projeto: 2018

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Startup sustentável supera BIG e Henning Larsen para projeto de uma eco-vila em Copenhague" [Sustainable Startup Beats out BIG, Henning Larsen for a New Eco-Village in Copenhagen] 09 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907241/startup-sustentavel-supera-big-e-henning-larsen-para-projeto-de-uma-eco-vila-em-copenhague> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.