Pavilhão temporário é construído na Casa de Vidro de Lina Bo Bardi

O Instituto Bardi acaba de inaugurar o seu "Pavilhão de Verão", uma estrutura construída aos pés da Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi, e que contará com uma agenda de concertos, exposições, palestras, entre outros usos. Construída em meio à vegetação e com uma forma orgânica que lembra obras de Lina, o pavilhão ao mesmo tempo mescla-se e chama atenção no contexto. Toda a arrecadação realizada durante as atividades será revertida para a manutenção e programação cultural do Instituto Bardi / Casa de Vidro em 2019.

Veja abaixo o memorial do projeto, desenvolvido por Sol Camacho.

“Esta residência representa uma tentativa de comunhão entre a natureza e a ordem natural das coisas, opondo aos elementos naturais o menor número de meios de defesa.” - Lina Bo Bardi em 1958.

© Simon Plestenjak

Com estas palavras comecei o projeto, a Lina pensou numa interação com a natureza, criou, plantou e cuidou do jardim da Casa durante quatro décadas. Colocar um pavilhão era um grande desafio, onde parecia quase não ter espaço para receber eventos de até 250 pessoas. Medimos todas as arvores e planejamos uma plataforma que sobrepassando a rampa de pedra, se estendesse até o limite das maiores, assim incorporou as menores árvores na própria estrutura e respeitamos cada galho do jardim. Com esse critério surgiu uma forma orgânica que respeitava o entorno e ao mesmo tempo conversava com a arquitetura das linhas sinuosas que a Lina projetou para as contenções do jardim, uma forma de ‘ameba’ que parece as aberturas do restaurante da ladeira da misericórdia em Salvador. A cobertura sustentada por pilares metálicos também segue essa lógica de se integrar ao jardim e é possível graças ao material - CLT (cross laminated timber) cortando as curvas graças à CNC de 18 x 6mts que consegue ler o arquivo de CAD. A escolha desse material - o CLT - tem a ver com uma vontade de mostrar a tecnologia de construção em madeira que se utiliza muito pouco no Brasil e que pode ter um grande futuro. Um material flexível, fácil de utilizar, rápido de executar, adaptável. Alem disso perfeito para respeitar o bem tombado que é a Casa de Vidro pois não houve necessidade de alterar nada da Casa, só apoiar, ‘calçar’ e parafusar e igualmente simples de desmontar. A forma e disposição da cobertura respeita também a vista icônica da Casa - onde o publico olha para o palco e a Casa fica no fundo, dando ênfase a ela.

Planta do pavilhão

Um mobiliário fixo foi pensado ao longo de todo o contorno fazendo a função de guarda-corpo e também para as pessoas sentarem na beira das árvores.. algo que é mágico.  O pavilhão é uma intervenção temporária na Casa e sua temporalidade faz parte importante do projeto. Uma arquitetura efêmera que ativa as atividades culturais do Instituto duma maneira inovadora, dando força as novas ideias de uso da Casa, como música, cursos, palestras, exposições etc.

© Simon Plestenjak
© Simon Plestenjak

Cliente: Instituto Bardi / Casa de Vidro
Projeto: Pavilhão de Verão
Arquiteta: M.Arq Sol Camacho
Equipe: Flora Milanez, Alina Paias
Engenharia: Carpinteria / Eng. Alan Dias

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Pavilhão temporário é construído na Casa de Vidro de Lina Bo Bardi" 05 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907203/pavilhao-temporario-e-construido-na-casa-de-vidro-de-lina-bo-bardi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.