Apartamento na Lapa / Manuel Tojal Architects

Apartamento na Lapa / Manuel Tojal Architects - Imagem 2 de 43Apartamento na Lapa / Manuel Tojal Architects - Imagem 3 de 43Apartamento na Lapa / Manuel Tojal Architects - Janela, FachadaApartamento na Lapa / Manuel Tojal Architects - Imagem 5 de 43Apartamento na Lapa / Manuel Tojal Architects - Mais Imagens+ 38

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  160
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Francisco Nogueira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Catalano, Efapel, Investwood, Ofa
  • Construtor: Betalist
  • Carpintaria: Carpinventosa
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento na Lapa / Manuel Tojal Architects - Imagem 2 de 43
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizados no Bairro da Lapa, em Lisboa, os apartamentos encontravam-se em estados de conservação distintos. Um dos apartamentos tinha sofrido uma renovação relativamente recente, o outro estava praticamente original. O desafio deste projeto foi o de juntar os dois apartamentos de áreas e espaços pequenos e transformá-los num só apartamento, não perdendo a identidade e conferindo uma funcionalidade e vivência contemporânea.

Apartamento na Lapa / Manuel Tojal Architects - Imagem 5 de 43
© Francisco Nogueira
Apartamento na Lapa / Manuel Tojal Architects - Imagem 41 de 43
Planta - Depois
Apartamento na Lapa / Manuel Tojal Architects - Janela, Fachada
© Francisco Nogueira

Para isso, a intervenção teve como premissa voltar a área social para o jardim e os quartos para a fachada oposta, sendo que o único quarto que ficou interior foi revestido com um painel tipo muxarabi que permite que a luz exterior entre no quarto sem perder a privacidade. A biblioteca funciona como área de chegada da casa e de ligação à sala, sendo que a luz neste espaço entra pelos vãos antigos que davam antigamente para o exterior. Um grande volume de madeira, composto pela lareira, divide a sala da cozinha, sendo que esta última se prolonga para o exterior passando a ser um churrasco.

Apartamento na Lapa / Manuel Tojal Architects - Vidro, Bancada
© Francisco Nogueira

A sala abre-se completamente para o jardim, através de um grande envidraçado e o jardim a uma cota mais elevada é separado por um muro estrutural, redesenhado como se de uma escultura se tratasse. Os materiais usados foram escolhidos tendo em conta a identidade do espaço, desta forma a Lioz foi usada nas casas de banho, o pavimento em pinho nos quartos e o betão na área social, o contraplacado foi aplicado para fazer a transição da madeira para o betão, dando mais conforto à Sala. O apartamento fica assim, aberto ao exterior, projetando-se para o jardim, fazendo com que o limite entre exterior e interior seja atenuado.

Apartamento na Lapa / Manuel Tojal Architects - Porta
© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento na Lapa / Manuel Tojal Architects" 12 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907008/apartamento-na-lapa-manuel-cachao-tojal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.