Paróquia Todos Los Santos / Gonzalo Mardones V Arquitectos

Paróquia Todos Los Santos / Gonzalo Mardones V Arquitectos - Mais Imagens+ 20

Talcahuano, Chile
  • Arquitetos: Gonzalo Mardones V Arquitectos; Gonzalo Mardones V Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  967
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Petreos, Venteko
  • Arquitetos Colaboradores: Luis Morales G., Francisco Valdés D., Emilio Ursic M., Claudio Quezada F., Manuel Fuentes R., Claudio Carrasco F., Luca Garnerone, Emanuel Astete B., Soledad Flores B., Esteban Martínez B., Rodrigo Vega A., Víctor Nuñez B.
  • Calculista: Juan Marcus
  • Construtor: Miguel Figueroa
  • Mural Altar : Ignacio Ossandón
  • Inspeção Técnica: Fernando Necochea
  • Superfície Do Terreno: 1.665,5 m2
  • Arquiteto Responsável: Gonzalo Mardones Viviani
  • Arquitetos Associados: Gonzalo Mardones F. e María Jesús Mardones F.
  • Cidade: Talcahuano
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Francisco Valdés Donoso

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como consequência do terremoto do Chile de 27 de fevereiro de 2010, 50% dos templos católicos do país foram prejudicados e a maioria dos templos das Regiões VI, VII e VIII foram destruídos. Aproximadamente um milhão de fiéis não puderam realizar congregações comunitárias em sua forma habitual.

© Francisco Valdés Donoso

Com a perda do templo, a comunidade de Talcahuano realizou suas missas, batizados e funerais na rua ou na praça. Nesse contexto, e diante dessa realidade, recebemos o convite do padre paroquial de Talcahuano, Padre Miguel Almeida, para desenvolver um projeto de arquitetura para que tentasse coletar os fundos necessários para levantar o novo templo. Para os habitantes desse bairro, devastado pelo terremoto e posterior maremoto, o templo era uma de suas primeiras urgências. Como realizar esse sonho de levantar uma nova igreja, cumprindo com todos os espaços necessários fundados no ato da congregação e acolher a comunidade com um grande desejo mas sem recursos? A primeira ideia, fundamento e resposta foi trabalhar com os materiais aparentes. O uso do concreto aparente nos permitia, por um lado, resolver a questão sísmica e, por outro, acolher os atos próprios desse tipo de programa. Propusemos um simples retângulo com um envoltório de homogeneidade, um cubo de luz com um interior inteiramente branco para sentir o recolhimento necessário.

Corte 1
Planta - Térreo
Corte 6

Um teto de madeira de pinheiro permite que o mesmo se expanda, criando uma configuração própria e uma ótima acústica.

© Francisco Valdés Donoso

Outro aspecto combinado com o padre e a comunidade era que a igreja deveria, apesar da sua característica hermética que permite o recolhimento, ser aberta ao espaço público. Para isso, o cubo se abre com divisórias transparentes, incorporando o frio à assembléia quando há atos com muita participação. Isso permite acolher e incorporar as pessoas como uma forma de vitrine que convida à contemplação. Considerou-se em todo o projeto o importante ato de ir e vir e do bem estar temporal.

© Francisco Valdés Donoso

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:el Arenal - David Fuentes 379, Talcahuano, Região de Bío Bío, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Paróquia Todos Los Santos / Gonzalo Mardones V Arquitectos" [Parroquia Todos Los Santos / Gonzalo Mardones V Arquitectos] 03 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906960/paroquia-todos-los-santos-gonzalo-mardones-v-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.