II Festival A Cidade Precisa de Você

II Festival A Cidade Precisa de Você

II Festival A Cidade Precisa de Você
Um convite para construir brincando a nossa cidade educadora

QUANDO: 26 de novembro a 1 de dezembro de 2018
ONDE: Parque Linear do Canivete, Jardim Damasceno, norte de SP

É relevante no Brasil e no mundo o movimento de apropriação dos espaços públicos urbanos pelos seus habitantes. O direito à cidade está em pauta e, no centro dele, muitos cidadãos estão se propondo a participar ativamente das decisões em relação à sua cidade ou mesmo em atividades cotidianas de melhoria destes espaços. Urbanismo tático, handmade urbanism, human centered design, social interest design, do it yourself… Diversos movimentos que propõe na prática um outro olhar para a construção das cidades junto com seus cidadãos.

O II Festival A Cidade Precisa de Você propõe um encontro de diversos movimentos e coletivos na forma de um evento de troca e aprendizado coletivo, propondo as atividades realizadas pela organização em um momento catalisador, articulando atores locais, moradores e ativadores urbanos.

Depois de 4 meses realizando mapeamentos dos desejos e necessidades, trabalhando com ativações culturais, ações de regeneração ambiental e oficinas com escolas da região no Parque Linear do Canivete, zona Norte de São Paulo, será realizado um workshop de uma semana para construção coletiva de intervenções para melhoria do Parque. A semana mão na massa Gambiarra Lab terminará em um sábado de inauguração repleto de atividades culturais, lúdicas e mutirão, onde as pessoas vão se encontrar para trocar saberes e fazer a cidade a partir do coletivo. Atividades como oficinas, rodas de conversa, construção, exposição e cinema tem como foco atrair a atenção para a pauta da cidade cocriada por todxs seus cidadãos.

O Festival será o encerramento do Rolê no Canivete, processo de ativação do Parque Linear do Canivete realizado pelo Instituto A Cidade Precisa de Você em parceria com coletivos e atores locais como Cia Teatro de Laje, Preto Império, Quilombo Sambaqui, É nóis na Viela, Afroartnativa, Mano Réu, Movimento Ousadia Popular, Espaço Cultural Jardim Damasceno, Fenda Paralela, Slam da Norte, que se iniciou em agosto de 2018. Moradores que integram coletivos que já atuam na região também se somaram ao movimento, entre eles, Tatiane Leitão, da Companhia Teatro na Laje. Suas brincadeiras, entre elas amarelinha africana e competição de pontes de bambolê, chamaram a atenção, seja das crianças mais jovens às mais velhas. “É a primeira vez que venho aqui e espero que possa usar mais ele para as minhas outras atividades. [O Rolê no Canivete] É um ponta pé inicial para os coletivos da região criem uma rede para continuar usando o parque”.

Todo o projeto foi possível graças ao apoio do Fundo Socioambiental Casa, OAK Foundation e Caixa Econômica Federal.

Venha participar e nos ajude a criar uma cidade mais inovadora, vibrante, democrática e diversa.


Programação
workshop gambiarra lab
26 a 30 de novembro: Gambiarra Lab - uma semana de oficina mão na massa

R$300,00 sem alimentação (valor flexivel)
4h por dia (mínimo)
24 inscritos (máximo)
inscrições: contato@acidadeprecisa.org.br


rolê no canivete
1 de dezembro: Rolê no Canivete - oficinas, rodas de conversa, mutirão, show e cinema

9h às 12h Oficina Cozido de Xepa com Doces Talentos
10h às 12h: Oficina Plantio Pomar com KIVA, Batatas Jardineiras e Movimento Ousadia Popular
11h às 13h: roda de conversa MACROMICRO2 - parques, equipamentos públicos e autogestão
13h as 14h: almoço coletivo
14h às 16h: oficina de Graffiti com Fabio Lol
16h: Espetáculo A Revolta do Jiló da Cia. Teatro de Laje
16h30: Bate Papo Rio e a Cidade
17h30: Cortejo com Bloco do Peixe Seco
19h às 21h: Cinema
curta Escola Sem Muros pelo projeto Reeducação
Visionários da Quebrada com bate papo
21h às 22h: Forró Felipe Sereno e Trio

dia todo: feira de comida de rua e artesanato


FACEBOOK
facebook.com/acidadeprecisadevocê
Evento: https://bit.ly/2r0kwoh

Sobre
Somos um coletivo de pessoas que pensam e transformam lugares através da ativação e melhoria de espaços públicos, organizados em uma associação sem fins lucrativos, o Instituto A Cidade Precisa de Você. Juntos, formamos uma rede interdisciplinar comprometida em construir cidades mais justas, inovadoras, democráticas, seguras, saudáveis e vibrantes.

www.acidadeprecisa.org
contato@acidadeprecisa.org

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "II Festival A Cidade Precisa de Você" 28 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906768/ii-festival-a-cidade-precisa-de-voce> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.