Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Fundação Iberê Camargo, de Alvaro Siza, pelas lentes de Ronaldo Azambuja

Fundação Iberê Camargo, de Alvaro Siza, pelas lentes de Ronaldo Azambuja

Alvaro Siza orquestra, como poucos, a experiência do visitante em suas obras. Por meio de compressões e descompressões, aberturas e fechamentos, volumes, vazios e luz, o arquiteto português marca os trajetos, os pontos de vista, as perspectivas e a passagem do tempo. Este ensaio, do fotógrafo Ronaldo Azambuja, retrata a obra dez anos após sua inauguração.

© Ronaldo Azambuja
© Ronaldo Azambuja

O Edifício abriga o acervo do pintor brasileiro Iberê Camargo e implanta-se em uma escarpa às margens do Lago Guaíba, em Porto Alegre. Por conta do terreno complicado e dimensões limitadas, Siza optou por verticalizar o museu, criando um subsolo para as áreas de apoio (acervo, auditório, biblioteca) e um volume principal, com térreo e mais três pisos destinados às salas expositivas. A ideia de criar um percurso através de uma rampa suave contínua em todo o espaço expositivo desenhou a fachada do edifício, marcado externamente por suas rampas descolando-se do volume principal. Por conta do perímetro insuficiente do edifício para contornar o vazio e vencer a altura com uma inclinação adequada à rampa, Siza desenvolveu um engenhoso e original desenho em ziguezague, conformando dois lances de rampa, onde um é externo (duro e irregular) e o outro acompanha as formas sinuosas internas.

© Ronaldo Azambuja
© Ronaldo Azambuja
© Ronaldo Azambuja
© Ronaldo Azambuja

As poucas aberturas também evidenciam a genialidade do arquiteto. São recortes precisos da paisagem, pontilhados em locais quase inusitados, que são como quadros vivos. Uma reverência ao entorno em um edifício que, à primeira vista, se parece fechado e ensimesmado. São gestos que mostram que o mais difícil é sempre tornar algo complexo, simples.

© Ronaldo Azambuja
© Ronaldo Azambuja

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Fundação Iberê Camargo, de Alvaro Siza, pelas lentes de Ronaldo Azambuja" 28 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906728/fundacao-ibere-camargo-de-alvaro-siza-pelas-lentes-de-ronaldo-azambuja> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.