CAA Architects apresenta projeto futurístico de cidade ecológica nas Maldivas

A CAA Architects ganhou o primeiro prêmio na competição da Zona Econômica do Aeroporto de Maldivas. Sua proposta vencedora, "Ocean's Heaven", é um empreendimento de uso misto feito para abraçar a cultura tropical e os sistemas oceânicos com estruturas de energia renovável. Ao enfrentar o aquecimento global e o aumento do nível do oceano, o projeto espera criar um novo modelo para o desenvolvimento sustentável antes que as Maldivas desapareçam do mundo para sempre.

CAA Architects apresenta projeto futurístico de cidade ecológica nas Maldivas - Mais Imagens+ 18

Ocean's Heaven. Imagem Cortesia de CAA Architects

Projetado com fontes de energia ecológicas no oceano e na cidade, o Ocean's Heaven reconhece o frágil ecossistema das Maldivas. Como o maior país-arquipélago do mundo, as Maldivas são muito conhecidas como um "Paraíso na Terra". Por trás dessa beleza está uma enorme crise ambiental; de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), 40% dos gases de efeito estufa que causam o aquecimento global são produzidos por grandes edifícios. Se a atitude em relação às construções urbanas e ao uso de energia não mudar, o destino de um país insular como as Maldivas estará seriamente ameaçado.

Ocean's Heaven. Imagem Cortesia de CAA Architects
Ocean's Heaven. Imagem Cortesia de CAA Architects

Localizado na costa leste de Hulhumale, adjacente a Male, a capital das Maldivas, em um terreno de terras recuperadas, o projeto é dissecado num eixo central urbano. A BUCG, em parceria com o governo central das Maldivas, pretende desenvolver um terreno de 60.000 m², com 100.000 m² de área bruta construída abrigando funções como um centro de serviços de companhias aeroportuárias, um centro de comércio internacional, centro de convenções, centro de transportes e shopping, hotéis de classe empresarial, lojas e restaurantes centralizados, além de uma praça com vista para o oceano e outras atividades de apoio. Este programa será distribuído em duas fases de construção.

Ocean's Heaven. Imagem Cortesia de CAA Architects
Ocean's Heaven. Imagem Cortesia de CAA Architects

Funcionalmente organizado para promover o conceito de vida urbana de alta densidade e um núcleo de produtividade, o projeto incorpora um centro de transporte rodoviário e aquaviário, além de instalações comerciais, de varejo e culturais em uma comunidade urbana compacta. Além de funcionar como o "sistema nervoso" das ilhas, este complexo também funciona como uma incubadora de energia urbana. Foi adotada uma abordagem integrada de sistemas ambientais, que incorpora totalmente a captação de água da chuva e da energia solar, bem como o aproveitamento da ventilação cruzada passiva e a energia das marés para gerar mais de 70% da eletricidade necessária para abastecer o empreendimento. O projeto da CAA buscou unir arquitetura, arte, meio ambiente e cultura no arquipélago do oceano Índico. No futuro, o projeto bioativo pretende ser um marco para os seres humanos e a natureza, construindo o futuro das Maldivas.

Está previsto que a construção do Ocean's Heaven seja concluída em 2021.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "CAA Architects apresenta projeto futurístico de cidade ecológica nas Maldivas" [CAA Architects Reveals Futuristic Eco-City Design for the Maldives] 30 Nov 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906606/caa-architects-apresenta-projeto-futuristico-de-cidade-ecologica-nas-maldivas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.