Residência Montagnola / Attilio Panzeri & Partners

© Giorgio Marafioti

Residência Montagnola / Attilio Panzeri & Partners - Mais Imagens+ 28

Collina d'Oro, Suíça
  • Arquitetos: Attilio Panzeri & Partners; Attilio Panzeri & Partners
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Giorgio Marafioti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  A3 System, Aircond, Cavadini SA, Frassinagodiciotto con Alberto Manetti, Gerhi SA, Guscetti camini, Manucasa, Mecoba SA, Milesi, PSLab, Ruprecht ingegneria SA, Spinelli SA, Studio Tecnico Idalgo Ferretti
  • Tradução: Alessandra Arrigoni
  • Cidade: Collina d'Oro
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
© Giorgio Marafioti

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está situada num terreno que possui uma vista esplêndida para o Lago Lugano. A paisagem sugestiva e a presença iminente da massa rochosa atrás do terreno ditaram os princípios de toda a edificação. A residência se relaciona com a pedra - a partir da qual se origina - em um diálogo dinâmico e, ao mesmo tempo, se estende em direção ao lago. A morfologia intrínseca do local e sua orientação sul-oeste em direção ao lago direcionaram a escolha do arquiteto.

© Giorgio Marafioti

A edificação é totalmente fechada para as outras moradias localizadas no nordeste, mas permanece completamente aberta nos outros lados, estabelecendo uma relação estreita com a paisagem circundante. A obra parece um bloco de concreto exposto pigmentado em preto -  cor preta que deriva da rocha da qual foi criado - com tábuas cruas dispostas na mesma direção. Essa característica anima a fachada, enfatizando a alternância de aberturas e fechamentos.

© Giorgio Marafioti

A luz entra através das aberturas de altura total, preenchendo e envolvendo os espaços interiores e criando um ambiente acolhedor e confortável. Portas e janelas em madeira de carvalho natural aumentam essa peculiaridade. O contraste interno entre o branco do gesso e o preto do concreto cria jogadas sugestivas, sublinhadas pelos vislumbres que a residência oferece habilmente. A continuidade dos espaços é um importante ponto de conexão para todo o projeto. A moradia isolada é construída em três níveis. O primeiro abriga as salas técnicas, a garagem e os espaços para os hóspedes.

© Giorgio Marafioti
Planta - térreo
© Giorgio Marafioti

Graças à cor branca da resina no chão e gesso nas paredes, os dormitórios ganham um brilho surpreendente e abrem-se para um pátio externo. A área de estar está localizada no térreo: uma espaçosa sala de estar com uma grande lareira com vista para o jardim, que se projeta em uma piscina de borda infinita, onde a vista abrange toda a paisagem circundante. No nível superior, a zona noturna oferece quatro dormitórios e um escritório, cada um com banheiro privativo e guarda-roupa. A cobertura é plano e coberto com cascalho preto.

© Giorgio Marafioti

Grande importância é dada ao layout externo que é o resultado de escolhas importantes, com uma grande variedade de plantas e várias espécies; a alternância do piso cria um simpósio perfeito. A pavimentação da área veicular é feita de pequenos cubos de granito que entra no saguão da residência, reforçando a continuidade entre o interior e o exterior. Graças a uma passagem na rocha, você pode subir a um mirante que oferece uma vista maravilhosa de todo o complexo e do lago. O resultado final aproveita o terreno e se mistura em perfeita harmonia com a paisagem circundante.

© Giorgio Marafioti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Montagnola / Attilio Panzeri & Partners" [Villa Montagnola / Attilio Panzeri & Partners] 29 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906578/residencia-montagnola-attilio-panzeri-and-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.