Alejandro Aravena: sobre a filosofia de uma prática socialmente responsável

O arquiteto chileno, Alejandro Aravena, compartilha os fundamentos da sua filosofia de desenho em uma entrevista intitulada “To Design is to Prefer.” O vencedor do Prêmio Pritzker fundou seu escritório em 2001 e se comprometeu a explorar as práticas de desenho socialmente consciente. Sua empresa, Elemental, obteve pela primeira vez o reconhecimento internacional por seu trabalho na criação de projetos de moradia social no Chile, mas sua carreira continua expandindo-se ao incluir desenhos de museus, universidades, infraestrutura urbana e transportes.

Este vídeo destaca o processo mental por trás das práticas pessoais de Aravena e os conhecimentos sobre o enfoque único da Elemental no próprio desenho. A entrevista começa discutindo a introdução de Aravena no mundo arquitetônico durante sua adolescência e como a arquitetura - um fenômeno bastante obscuro para o jovem Aravena - converteu-se em sua paixão. Ao longo do documentário, Aravena mostra as páginas dos seus cadernos de croquis, ilustrando a mão crua do arquiteto.

“Se sacudir fisicamente um edifício, tudo o que não é estritamente necessário cai. Então, por que esperar pelo terremoto? Não podemos submeter o desenho a uma força mental que elimina tudo o que não é estritamente necessário?”
– Alejandro Aravena

A Elemental começa um projeto formulando uma pergunta. Uma vez que se define a pergunta completa, a equipe pode começar a experimentar soluções arquitetônicas. Aravena percebeu que muitas dessas soluções requerem que a arquitetura esteja em um estado de "existência irredutível" ou "sem luxos". No seu núcleo, a arquitetura é composta por uma série de decisões, descreve o arquiteto. Quando se trabalha em projetos com recursos limitados, cada decisão possui um maior impacto no desenho geral.

via 99 Percent Invisible

Aravena reconhece que alguns elementos dos seus projetos são mais exitosos do que outros, mas o foco da arquitetura da Elemental e sua capacidade para propor uma solução aos problemas sociais contemporâneos através de práticas inovadoras de construção deram à comunidade de arquitetos internacionais um maior conhecimento para resolver problemas globais. 

© Alvaro Gonzalez

Via: Louisiana Museum

Sobre este autor
Cita: Duddy, Lindsay. "Alejandro Aravena: sobre a filosofia de uma prática socialmente responsável" [Alejandro Aravena Shares the Foundational Philosophies at the Core of His Socially Conscious Practice] 27 Nov 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906382/alejandro-aravena-sobre-a-filosofia-de-uma-pratica-socialmente-responsavel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.