Apartamento RZ / ZALC Arquitetura + Rua 141

Apartamento RZ / ZALC Arquitetura + Rua 141 - CadeiraApartamento RZ / ZALC Arquitetura + Rua 141 - CadeiraApartamento RZ / ZALC Arquitetura + Rua 141 - Mesa, Cadeira, VigaApartamento RZ / ZALC Arquitetura + Rua 141 - Bancada, CadeiraApartamento RZ / ZALC Arquitetura + Rua 141 - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: Rua 141, ZALC Arquitetura; Rua 141, ZALC Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  50
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rômulo Fialdini
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  80e8, AR Marcenaria, Acierno, Arvitec, BM Estudio, By Kamy, Carbono, Casa que Tem, Codex Home, Decameron, Dpot, Estúdio Bola, Ferrarte Ferro e Madeira, Fornasetti, Galeria Nicoli, Gustavo Bittencourt, Ignis Industrial, Jader Almeida, Lumini, Marché Art de Vie, +12
Apartamento RZ / ZALC Arquitetura + Rua 141 - Bancada, Cadeira
© Rômulo Fialdini

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento de 50m², localizado na área central de São Paulo, ganhou uma reforma completa com o projeto dos arquitetos Rafael Zalc e Mona Singal (sócia do Rua 141 Arquitetura).

Apartamento RZ / ZALC Arquitetura + Rua 141 - Mesa, Cadeira, Viga
© Rômulo Fialdini

Apesar da metragem reduzida, as alterações contribuíram para o aproveitamento ideal do espaço. O quarto foi integrado à área social e a estante em vergalhões e chapas metálicas setorizou os ambientes, dando uma certa privacidade quando o morador, recebe visitas. Como o banheiro original era muito pequeno, os arquitetos reduziram 30cm do quarto para que eleficasse mais espaçoso e funcional, além de valorizar a planta do apartamento. O terraço, com 30% do tamanho total do imóvel, foi incorporado à área interna, tornando-se uma continuidade do apartamento - as paredes e esquadrias foram eliminadas e as tubulações de hidráulica ficaram aparentes, tornando-se parte do conceito.

Planta

O partido foi aproveitar os espaços, considerando a criação de ambientes com mais de um uso, como a área de serviços que fica escondida atrás da porta tipo "camarão" e conectada à cozinha, ou o banco no terraço que serve como apoio para a mesa de jantar e que vira a mesa de trabalho, possibilitando uma continuidade entre os espaços de maneira fluida. 

Apartamento RZ / ZALC Arquitetura + Rua 141 - Cadeira
© Rômulo Fialdini

Para o projeto de interiores, os arquitetos priorizaram o design brasileiro, principalmente escolhendo nomes de jovens talentos do mercado, e também criaram alguns dos mobiliários. Desenharam o banco que se torna escrivaninha no terraço, a cama, a estante em vergalhões, a bancada da cozinha e toda a marcenaria fixa do apartamento.

Apartamento RZ / ZALC Arquitetura + Rua 141 - Cadeira
© Rômulo Fialdini

O conceito de Upcycling, ressignificando alguns elementos e agregando valor a eles, está muito presente no apartamento RZ. É o caso da lona de caminhão na cabeceira, o vergalhão de obra para a estante, as placas de concreto na parede e ainda as tubulações de gás no lustre de jantar.  O estilo industrial está presente de forma aconchegante, explorando o contraste entre os materiais. A madeira de demolição entra como protagonista no piso, reforçando o espaço acolhedor e ao mesmo tempo contrastando com a frieza do concreto, dando unidade de linguagem ao projeto.

Apartamento RZ / ZALC Arquitetura + Rua 141 - Mesa
© Rômulo Fialdini

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento RZ / ZALC Arquitetura + Rua 141" 04 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906358/apartamento-rz-rafael-zalc-plus-rua-141> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.