Casa das camas voadoras / AL BORDE

Casa das camas voadoras / AL BORDE - Imagem 2 de 26Casa das camas voadoras / AL BORDE - Imagem 3 de 26Casa das camas voadoras / AL BORDE - Imagem 4 de 26Casa das camas voadoras / AL BORDE - Imagem 5 de 26Casa das camas voadoras / AL BORDE - Mais Imagens+ 21

  • Colaboradora: Charlotte Vaxelaire
  • Direção Da Obra: José Guerrero
  • Engenharia Estrutural: Patricio Cevallos & Mathieu Lamour 
  • Construção: Maestro Miguel Ramos + ENOBRA + Edison Marcial
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
Casa das camas voadoras / AL BORDE - Imagem 3 de 26
© JAG Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Construída no final do século XIX, esta era uma casa que aparentemente não servia para nada. Tinha um único nível, o pavimento de tijolos estava quebrado, os oitenta metros quadrados eram escuros e frios, e a estrutura do telhado de madeira estava podre. Apenas as paredes da terra pareciam capazes de ser reformadas, o que, à primeira vista, não parecia tão ruim.

Casa das camas voadoras / AL BORDE - Imagem 5 de 26
© JAG Studio
Casa das camas voadoras / AL BORDE - Imagem 23 de 26
Planta (Reforma)
Casa das camas voadoras / AL BORDE - Imagem 2 de 26
© JAG Studio

A família não busca privacidade: cozinha, sala de estar, jantar e banheiro são para uso comum. Quase público porque acredita-se que o projeto receba visitas e amigos o tempo todo. Nesta casa para todos, o espaço privado é reduzido ao leito de cada um dos membros da família.

Casa das camas voadoras / AL BORDE - Imagem 9 de 26
© JAG Studio

Os acabamentos finais da obra concluída são quase os mesmos que estavam lá no século XIX. As ações da reforma foram poucas e estratégicas: as paredes estruturais são reforçadas, a taipa é tratada, as portas e janelas que estavam em más condições são trocadas e o piso é nivelado e de cimento queimado.

Casa das camas voadoras / AL BORDE - Imagem 26 de 26
Corte Longitudinal
Casa das camas voadoras / AL BORDE - Imagem 25 de 26
Corte Transversal

Aproveitamos a necessidade de mudar o telhado para na mesma ação resolver os dormitórios. Uma nova estrutura superior liga as paredes. Sobre ela, treliças de eucalipto foram instaladas a cada 1,55 m. Entre cada treliça há uma cama, no total três pares de treliças habitáveis foram montadas.

Casa das camas voadoras / AL BORDE - Imagem 12 de 26
© JAG Studio

Não foi possível reutilizar as antigas telhas, o mal estado as converteu num material para revestimento do pátio. A cobertura foi resolvida com telhas de pneus velhos e uma cumeeira de vidro reciclado que ilumina e aquece o interior.

Casa das camas voadoras / AL BORDE - Imagem 10 de 26
© JAG Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa das camas voadoras / AL BORDE" [Casa de las camas en el aire / AL BORDE] 03 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906348/casa-das-camas-voadoras-al-borde> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.