Casa Vilarinha / Luís Peixoto

Casa Vilarinha / Luís Peixoto - JanelaCasa Vilarinha / Luís Peixoto - Imagem 3 de 33Casa Vilarinha / Luís Peixoto - Janela, VigaCasa Vilarinha / Luís Peixoto - Fachada, JanelaCasa Vilarinha / Luís Peixoto - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: Luís Peixoto; Luís Peixoto
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  179
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Arménio Teixeira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ADF, Estremoz, Gneisse, Jofebar, Sanindusa
Casa Vilarinha / Luís Peixoto - Imagem 8 de 33
© Arménio Teixeira

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto nasceu da necessidade de reabilitar uma casa unifamiliar geminada,integrada num bairro económico construído na segunda metade da década de 1950.

Planta - térreo

A sua localização, próxima de um grande parque urbano, tornou-se atrativa para famílias mais jovens. Contudo, face à pequena dimensão e grande compartimentação do interior da casa, impôs-se uma intervenção ao nível do aumento das áreas e da modernização do espaço no que diz respeito ao seu uso.

Casa Vilarinha / Luís Peixoto - Janela
© Arménio Teixeira

A ampliação do espaço habitável foi então pensada através da redefinição dos compartimentos da casa pré-existente e do aproveitamento do espaço exterior do lote, com a construção de um volume autónomo, que se assume como um novo arquétipo, diferente da casa económica dos anos 50. Funcionalmente, o espaço dos quartos permanece na casa existente, enquanto a nova extensão recebe os espaços sociais. A estratégia do projecto  assentou nesta separação entre as duas construções, enfatizada na linguagem e materialidade que o novo volume assume, numa clara alusão à obra de Mies van der Rohe. Esta construção leve e transparente apresenta-se como um contraponto ao volume compacto de embasamento em pedra e telhado.

Casa Vilarinha / Luís Peixoto - Corrimão
© Arménio Teixeira

Em conjunto, um arquétipo não anula o outro, sendo que se complementam entre si e valorizam a sua identidade ao corresponder às diferentes idades do bairro.

Casa Vilarinha / Luís Peixoto - Janela, Fachada
© Arménio Teixeira

O ponto de mediação e ligação entre os dois momentos distintos da casa corresponde à porta da entrada, por onde chegamos e partimos.

Casa Vilarinha / Luís Peixoto - Imagem 10 de 33
© Arménio Teixeira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Vilarinha / Luís Peixoto" 06 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906338/casa-vilarinha-luis-peixoto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.