Teatro de Guangzhou de Steven Chilton Architects tem inspiração na arte chinesa antiga

Steven Chilton Architects divulgou detalhes de seu Puzzle Ball Theater no distrito de Huadu, em Guangzhou, China. O volume esférico de 2000 lugares é influenciado pela antiga arte chinesa das esferas de quebra-cabeça; "Ornamentos esculturais intrinsecamente esculpidos, consistindo de várias esferas concêntricas, cada uma rotacionando livremente com a próxima e tradicionalmente formados a partir de um único bloco de material."

O projeto de Chilton, juntamente com a série original inspirada em Yue, procura evocar as características e qualidades da arte antiga através de uma massa esférica, padrões de sobreposição assimétricos e uma geometria de superfície complexa.

Teatro de Guangzhou de Steven Chilton Architects tem inspiração na arte chinesa antiga - Mais Imagens+ 11

© Steven Chilton Architects

A estrutura primária do projeto consiste em uma cúpula de dupla camada formada por elementos de aço tubular conectados a nós esféricos. As esferas são revestidas em painéis de GRC, como uma tela sobre um substrato formado por placas de alumínio e vidros.

© Steven Chilton Architects

Os visitantes entram pela entrada principal que é tratada com uma composição de superfícies esféricas, criando um padrão de sobreposição similar às antigas esferas de quebra-cabeça. A geometria da superfície também é inspirada nos “padrões encontrados nas persianas de madeira provenientes da região”.

© Steven Chilton Architects

Este revestimento foi projetado com uma variedade de objetivos. O dimensionamento e posicionamento foram otimizados para limitar o número de painéis necessários para cobrir a esfera, resultando em uma redução no tempo necessário para a fabricação. O revestimento também procura “capturar a complexidade e a porosidade diferencial que é uma característica das esferas de quebra-cabeça reais”, enquanto distribui as áreas complexas da fachada para maximizar sua exposição ao público.

© Steven Chilton Architects

Essas metas foram alcançadas por meio da criação de uma grade triangular baseada em um poliedro geodésico, com a contribuição dos engenheiros, garantindo a obtenção das propriedades estruturais ideais. Painéis em losango e em forma de trapézio foram então desenvolvidos e distribuídos ao longo da grade  cada um reduzindo em tamanho em relação ao anterior. À medida que o padrão se aproxima do solo e das entradas, a densidade e a complexidade da superfície aumentam.

© Steven Chilton Architects

O tamanho da abertura em cada painel é determinado pela necessidade de luz e vistas para o átrio e entrada principal assegurando, ao mesmo tempo, que a fachada seja tão fechada quanto possível nas partes mais altas do edifício, para evitar o ganho de calor indesejado. O resultado do design desses vários componentes, condições e desejos é uma “variação suave e gradual de cheios e vazios”, homenageando um aspecto intrincado da cultura chinesa.

© Steven Chilton Architects

A notícia do projeto surge semanas após Steven Chilton Architects projetar uma floresta de colunas brancas e uma cobertura metálica treliçada próximos ao Wuxi Show Theatre, na China.

Via: Steven Chilton Architects

Arquiteto: SCA | Steven Chilton Architects
Cliente: Dalian Wanda Group
Gestão de Arquitetura e Design: Wanda Cultural Tourism Planning & Research Institute Co. Ltd
Engenharia Conceito: Buro Happold Engineering
Design Show: Dragone

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Teatro de Guangzhou de Steven Chilton Architects tem inspiração na arte chinesa antiga" [Steven Chilton Architects' Guangzhou Theater is Inspired by the Ancient Chinese Art of Puzzle Ball Carving] 29 Nov 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906289/teatro-de-guangzhou-de-steven-chilton-architects-tem-inspiracao-na-arte-chinesa-antiga> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.