Beyond / SAOTA

Beyond  / SAOTA - Mais Imagens+ 19

Cidade do Cabo, África do Sul
  • Arquitetos: SAOTA; SAOTA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Carl Hansen, Kenneth Cobonpue, Marc Newson, Margie Teeuwen, OKHA
  • Engenharia: Moroff & Kühne
  • Construção: Cape Island Construction
  • Consultoria Iluminação: Martin Doller Design
  • Paisagismo: Nicholas Whitehorn Landscape Design
  • Projeto De Interiores: ARRCC
  • Decoração: OKHA
  • Cidade: Cidade do Cabo
Mais informaçõesMenos informações
© Adam Letch & Stefan Antoni

Descrição enviada pela equipe de projeto. Beyond é um cenário contemporâneo para a vida e a arte, onde o conforto total de uma residência moderna casa de forma potente com uma arquitetura elementar desenhada a partir de seu cenário ímpar.

© Adam Letch & Stefan Antoni

Posicionada nos ombros da famosa montanha Lion's Head, a casa, projetada pela SAOTA, nasce numa encosta íngreme que desce em direção à famosa sequência de praias de areias brancas de Clifton até os Doze Apóstolos. A entrada a partir da Nettleton Road – a rua mais procurada na África do Sul – dá a impressão de uma composição cuidadosa de quatro pavimentos inferiores com tentadores pontos de observação de mais dois níveis acima. Os níveis mais baixos abrigam seis quartos generosos, três dos quais podem ser interligados para formar uma suíte familiar e um espaço de entretenimento completo, de volume duplo, com spa, jogos e cinema. A área de estar principal fica no topo do edifício – um amplo espaço aberto de pé-direito duplo que abriga cozinha, bar, sala de jantar, sala de estar e quartos familiares, bem como um lounge de inverno, um estúdio de arte e um escritório no mezanino. As superfícies envidraçadas entre o interior e o exterior desfocam os limites num espaço transparente e contínuo que liga um generoso jardim dos fundos que se abre diretamente para o Table Mountain National Park, a uma piscina que se estende em direção ao mar à frente.

© Adam Letch & Stefan Antoni

A fachada de entrada responde à definição de arquitetura de Le Corbusier: um “magnífico jogo de volumes reunidos sob a luz” – e a jornada pelo espaço e pela luz que se segue é claramente inspirada pelo movimento modernista.  Do tratamento quase chiaroscuro do hall de entrada, o visitante é levado para cima, em direção à luz generosa dos níveis sociais superiores. A experiência espacial é igualmente considerada; a casa parece ter uma forma robusta e sem emendas, cujas funções são definidas pela interseção de planos, tetos e tratamentos de piso. Este conceito é usado da escala macro da barra cuja forma envidraçada desliza dramaticamente para fora da casa, flutuando sobre a piscina com um piso de vidro, à escala material do concreto bruto sobre a sala principal e do teto de madeira no nível abaixo – que, seguindo o verdadeiro espírito desta casa, é feito das mesmas tábuas danificadas que moldaram o concreto acima.

© Adam Letch & Stefan Antoni

A interação magistral de luz, espaço e materialidade bruta na casa traz um generoso acolhimento para sua outra família – uma relevante coleção de arte contemporânea sul-africana. Os limites entre a casa e a galeria estão sempre indefinidos; da tapeçaria de Paul Blomkamp e escultura de Paul Edmunds que animam o místico hall de entrada, ao lúdico (e habitável) “Blowfish” de Porky Hefer que flutua na área de entretenimento, às máscaras africanas nas paredes escuras da cozinha, a coleção é sempre cuidadosamente posicionada para dialogar com a arquitetura. Os espaços internos foram criados pela ARRCC juntamente com a OKHA.

© Adam Letch & Stefan Antoni

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Beyond / SAOTA" [Beyond / SAOTA] 21 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906173/beyond-saota> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.