Casa do Diospireiro / André Simão & Nuno Bessa

Casa do Diospireiro / André Simão & Nuno Bessa - Imagem 2 de 35Casa do Diospireiro / André Simão & Nuno Bessa - Imagem 3 de 35Casa do Diospireiro / André Simão & Nuno Bessa - Imagem 4 de 35Casa do Diospireiro / André Simão & Nuno Bessa - Imagem 5 de 35Casa do Diospireiro / André Simão & Nuno Bessa - Mais Imagens+ 30

Abade de Neiva, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  472
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ASIAGLASS, Celsa, Sosoares
Casa do Diospireiro / André Simão & Nuno Bessa - Imagem 4 de 35
© Carlos Eduardo Vinagre

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta intervenção teve como objeto uma pequena propriedade no interior rural do concelho de Barcelos, no norte de Portugal, onde existia uma casa de agricultor e um sequeiro (estrutura arquitetônica vernacular utilizada para secar e armazenar cereais). A fachada, praticamente cega, descreve uma longa curva - acompanhando a rua – que se fecha sobre o interior do terreno, como um gato enrolado. Depois de numerados e desmontados, recombinaram-se os elementos em alvenaria de pedra existentes, originando a geometria e matriz de um novo alçado interior. Por detrás deste puzzle de memória construída nasce a nova casa, predominantemente envidraçada, revelando-se ao pátio exterior.

Casa do Diospireiro / André Simão & Nuno Bessa - Imagem 21 de 35
© Carlos Eduardo Vinagre
Casa do Diospireiro / André Simão & Nuno Bessa - Imagem 30 de 35
Planta - Térreo
Casa do Diospireiro / André Simão & Nuno Bessa - Imagem 2 de 35
© Carlos Eduardo Vinagre

Organizadas a partir do hall que as congrega, a zona de quartos volta-se a nascente e a zona social, voltada a sul, privilegia o uso livre e exploratório de uma sucessão de mezaninos. Num dos extremos da habitação, um corpo – o atelier de pintura - balança-se suspenso e temerário, para além das velhas pedras da primitiva estrutura, abrindo-se à paisagem e fechando o desenho do alçado interior.

Casa do Diospireiro / André Simão & Nuno Bessa - Imagem 22 de 35
© Carlos Eduardo Vinagre
Casa do Diospireiro / André Simão & Nuno Bessa - Imagem 35 de 35
Cortes
Casa do Diospireiro / André Simão & Nuno Bessa - Imagem 5 de 35
© Carlos Eduardo Vinagre

A casa volta-se à rua como uma tela em branco, lacónica e abstrata, devolvendo as sombras das construções vizinhas.

Casa do Diospireiro / André Simão & Nuno Bessa - Imagem 26 de 35
© Carlos Eduardo Vinagre

Aos proprietários, com quem se estabeleceu uma relação profundamente dialética do projeto até à obra concluída, perguntei: “como chamariam à vossa casa?”. A resposta homenageia uma das árvores que, sem sair do jardim, entra todos os dias pela “Casa do diospireiro” adentro. 

Casa do Diospireiro / André Simão & Nuno Bessa - Imagem 27 de 35
© Carlos Eduardo Vinagre

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Diospireiro / André Simão & Nuno Bessa" 20 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906129/casa-do-diospireiro-andre-simao-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.