Sede RAC Engenharia / Gonzalo Serra Arquitetos

Sede RAC Engenharia / Gonzalo Serra Arquitetos - Imagem 2 de 37Sede RAC Engenharia / Gonzalo Serra Arquitetos - Imagem 3 de 37Sede RAC Engenharia / Gonzalo Serra Arquitetos - Imagem 4 de 37Sede RAC Engenharia / Gonzalo Serra Arquitetos - Imagem 5 de 37Sede RAC Engenharia / Gonzalo Serra Arquitetos - Mais Imagens+ 32

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  836
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Albufeira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lutron, Ambi Brasil, Daikin, Gypsum, Saint-Gobain
Sede RAC Engenharia / Gonzalo Serra Arquitetos - Imagem 17 de 37
© Albufeira

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto trata-se da nova sede da construtora RAC Engenharia, localizada em Curitiba.

Desde o início, a principal premissa do proprietário foi que o edifício fosse usufruído com o que havia de melhor no mercado da sustentabilidade e conforto na construção civil. Todo o processo de projeto englobou um trabalho sinérgico de arquitetos e engenheiros que conceberam um objeto construído inovador e de alto desempenho, através de simulações de computador e a e posterior aplicação real dos melhores resultados.

Sede RAC Engenharia / Gonzalo Serra Arquitetos - Imagem 3 de 37
© Albufeira
Sede RAC Engenharia / Gonzalo Serra Arquitetos - Imagem 32 de 37
Planta - Térreo
Sede RAC Engenharia / Gonzalo Serra Arquitetos - Imagem 8 de 37
© Albufeira

A sede da RAC Engenharia também é o 1º Edifício Corporativo NET Zero Água e Energia do Brasil - isto é, toda a energia elétrica é gerada por placas fotovoltaicas implantadas na cobertura do edifício, atendendo a 100% dos equipamentos do escritório. Além disso, as águas pluviais e esgoto são tratados in loco, fazendo que o sistema hídrico funcione num ciclo fechado, desconectado da rede de água convencional.

Sede RAC Engenharia / Gonzalo Serra Arquitetos - Imagem 9 de 37
© Albufeira
Sede RAC Engenharia / Gonzalo Serra Arquitetos - Imagem 31 de 37
Esquemas
Sede RAC Engenharia / Gonzalo Serra Arquitetos - Imagem 6 de 37
© Albufeira

Algumas das soluções adotadas para tornar a sede da RAC Engenharia um ícone no mercado de Green Building no cenário brasileiro foram: redução de carga térmica através do estudo da envoltória, sistema eficiente de ar condicionado VRF, iluminação por lâmpadas LED e dimerização contínua, fornecimento de veículo elétrico e vagas para van e carona solidária nos estacionamentos; vestiário e bicicletário, acessibilidade a conexões visuais externas, implantação cuidada de revestimentos acústicos, entre outros.

Sede RAC Engenharia / Gonzalo Serra Arquitetos - Imagem 5 de 37
© Albufeira

Ainda, as diretrizes estabelecidas pelo proprietário marcaram fortemente as soluções arquitetônicas tomadas. Com o objetivo de tornar este projeto um showroom ou vitrine da tecnologia em termos de Green Building, optou-se por desdobrar todos os sistemas e torná-los participantes diretos da arquitetura de interiores: ar condicionado, elementos acústicos, instalações elétricas e hidráulicas dialogam harmoniosamente com o grande monolito de concreto armado aparente. Este desconstrutivismo procurou facilitar o entendimento dos sistemas e visou contagiar a prática de soluções inteligentes na construção civil. Uma obra que tirou partido de todo tipo de alinhamento, além da escolha de materiais para vedação honestos, econômicos e simples. O vidro selecionado foi essencial para reduzir a carga térmica através da envoltória, assim como beneficiar no sistema de iluminação e acondicionamento térmico do escritório. Foram concebidos brises verticais para evitar ofuscamento nos usuários (para o sol nascente, no verão), brise vegetal caduco na orientação noroeste (maior insolação no inverno, maior sombreamento no verão).

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Pref. Erasto Gaertner, 819 - Bacacheri, Curitiba - PR, 81020-410, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede RAC Engenharia / Gonzalo Serra Arquitetos" 18 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906123/sede-rac-engenharia-gonzalo-serra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.