Apartamento Três / TAU Arquitetos

Apartamento Três / TAU Arquitetos - Janela, Iluminação, Cama, DormitórioApartamento Três / TAU Arquitetos - Mesa, CadeiraApartamento Três / TAU Arquitetos - Bancada, Cozinha, PiaApartamento Três / TAU Arquitetos - Mesa, CadeiraApartamento Três / TAU Arquitetos - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: TAU Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  38
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manuel Sá
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Carvalho Europeu, DallePiagge, Rebi do Brasil, link, puntoluce
Apartamento Três / TAU Arquitetos - Mesa, Sofá, Cadeira, Janela
© Manuel Sá

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto trata-se da reforma de um apartamento de 38m² em São Paulo, cujo principal objetivo foi otimizar o espaço e trazer amplitude através da marcenaria e materiais.

Apartamento Três / TAU Arquitetos - Imagem 15 de 19
Planimetria 02
Apartamento Três / TAU Arquitetos - Bancada, Cozinha, Pia
© Manuel Sá

Para isso decidimos trabalhar com linhas e móveis que se estendem longitudinalmente no espaço, integrando áreas antes separadas como a sala e a varanda. Nesse novo ambiente amplo, o piso é responsável por setorizar a área destinada a cozinha e serviços, onde aplicamos um ladrilho hidráulico azul. Já na área social onde temos  escritório, sala de estar e uma mesa para refeições, recebe piso de carvalho natural que se estende até o quarto. A paginação do ladrilho hidráulico forma um desenho em V, relacionando-se com o recorte também em V (chevron) do piso de madeira.

Acompanhando essa configuração estão dois móveis que servem essa áreas e desempenham diferentes funções ao longo de sua extensão. Para os serviços, desenhamos um móvel bicolor onde a parte inferior da bancada é azul, associando-se com a cor do ladrilho, enquanto a parte superior é branca, da mesma cor que a pintura das paredes, criando dois planos que reforçam a amplitude do espaço.. A área social é definida por um móvel em L feito em madeira Tauari, que, define superfícies em diferentes alturas, para trabalho no escritório com uma estante acima, baixa para concentrar os aparelhos para TV e funcionar como banco a mesa de refeições. Além disso, possui  duas portas de correr que separam e integram o quarto quando necessário.

Apartamento Três / TAU Arquitetos - Mesa, Cadeira
© Manuel Sá

Assim, o apartamento é todo reconfigurado através de poucos gestos mas com grande impacto espacial e visual. Tudo isso a partir de três componentes básicos: piso, marcenaria e a cor.

Apartamento Três / TAU Arquitetos - Prateleira, Bancada
© Manuel Sá

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Três / TAU Arquitetos" 01 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906092/apartamento-tres-fabrica-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.