Casa de hóspedes em Paraty / CRU! Architects

Casa de hóspedes em Paraty / CRU! Architects - Janela, JardimCasa de hóspedes em Paraty / CRU! Architects - Imagem 3 de 28Casa de hóspedes em Paraty / CRU! Architects - Viga, FachadaCasa de hóspedes em Paraty / CRU! Architects - AçoCasa de hóspedes em Paraty / CRU! Architects - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: CRU! Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Kon
Casa de hóspedes em Paraty / CRU! Architects - Fachada
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa de hóspedes em Paraty possui condições climáticas tropical: quente e úmido. Cargas de vento são mais elevadas aqui, ampliando a necessidade para um peso extra no telhado, por isso utilizamos o telhado verde com vegetação nativa. Como a localização do projeto era remota do centro da cidade e tudo tinha que ser levado para o terreno por transportadoras, a ideia principal era usar o mínimo possível de material de construção industrializado e reutilizar e aplicar materiais naturais, extraídos do terreno.

Casa de hóspedes em Paraty / CRU! Architects - Viga, Fachada
© Nelson Kon
Casa de hóspedes em Paraty / CRU! Architects - Imagem 25 de 28
Ground Floor Plan
Casa de hóspedes em Paraty / CRU! Architects - Mesa, Viga, Cadeira, Janela
© Nelson Kon

A longa parede de Taipa de 6,3 m serve como barreira de ruído e é feita com terra vermelha localmente escavada. Como o terreno encontra-se numa encosta, foi necessário um nivelamento, assim, foi utilizada matéria-prima sem energia extra necessária. A cofragem usada para a Taipa foi mais tarde aplicada na estrutura do telhado. A pedra de granito que estava presente no lado esquerdo do terreno foi integrada ao dormitório, formando metade da parede. O telhado construído com colmos de bambu foi cortado pare manter uma palmeira existente.

Casa de hóspedes em Paraty / CRU! Architects - Viga, Terraço, Pátio
© Nelson Kon

A estrutura do telhado é suportada principalmente por um viga de cinta formada pelas paredes de taipa com uma camada de concreto final que continua em um feixe de madeira (o antigo reforço da cofragem da terra compactada). Há apenas quatro colunas na construção. Três colunas são colocadas na frente do edifício para apoiar o beiral do telhado na frente. Os topos dos colmos de bambu são conectados a uma placa de aço de 150x150x8mm e apenas uma barra de aço vai para a articulação acima fazendo todos trabalhar como uma coluna só. A quarta coluna é formada por um único colmo de bambu, Phyllostachys pubescens com 120mm em vez de 50 mm de diâmetro, como as outros colunas. Esta última coluna é ligada na base e no topo por um tampão de madeira com um diâmetro externo igual ao diâmetro do bambu e a parte interna menor que o diâmetro interno, no qual é fixado uma barra rosqueada galvanizada de 5/8.

Casa de hóspedes em Paraty / CRU! Architects - Imagem 3 de 28
© Nelson Kon

As treliças podem ser divididas em treliças internas e externas. Ambas foram separadas umas das outras, porque é complicado e indesejável ter um tubo circular, prosseguindo a partir de dentro de um edifício para o exterior para a dificuldade no preenchimento do espaçador. Dessa forma as treliças podem ser mais curtas e utilizar as paredes e colunas em ambos os lados com uma distância menor do que aconteceria com treliças contínuas. No exterior do edifício, foi utilizada uma treliça de dois bambus de pequeno diâmetro interligados em três lugares que também sustentam os painéis do telhado nesta interconexão. Estes bambus de pequeno diâmetro dividam cerca de 1/4 de todo o peso do telhado-verde para as três colunas. 

Casa de hóspedes em Paraty / CRU! Architects - Viga, Fachada
© Nelson Kon

Dentro da casa de hóspedes houve a tentativa de uma nova técnica de uma treliça invertida. O diâmetro do bambu usado foi 12-14cm (também de Phyllostachys Pubescens), porque o peso do telhado verde exigiu tal diâmetro. O resultado é um olhar "mais leve" da treliça na qual dois ou três diâmetros maiores foram conectados por baixo uns aos outros para formar a treliça. Por causa do grande peso do telhado verde, o entrenó foi preenchido com uma pequena quantidade de concreto.

Casa de hóspedes em Paraty / CRU! Architects - Fachada, Viga
© Nelson Kon
Casa de hóspedes em Paraty / CRU! Architects - Imagem 27 de 28
Axo 01
Casa de hóspedes em Paraty / CRU! Architects - Viga
© Nelson Kon

Os momentos na extremidade da treliça são muito elevados, fazendo o rachamento quase inevitável se não houver uma braçadeira de tensionamento junto do bambu. A barra rosqueada no final da treliça está ligada à viga perimetral de madeira por uma pequena placa de aço. Conexões de madeira são usada como peças de ligação. Os colmos do bambu superior, indo para a frente do telhado são conectados a uma pequena placa de aço em cima dos "passarinhos" esculpidos em madeira. Os colmos superiores que vão para trás são conectados a uma pequena placa de aço na parte de trás desta conexão.

Casa de hóspedes em Paraty / CRU! Architects - Janela, Jardim
© Nelson Kon

Este método de conexão também é aplicado para conectar as extremidades do bambu das treliças invertidas com as vigas de madeira. Um plugue de madeira é inserido no bambu a cerca de 5 a 10 cm e tem um mais espesso fora de diâmetro igual ao diâmetro exterior de bambu. Cilindros de madeira dentro dos bambus evitam a fragilidade resultante da fratura longitudinal das fibras de bambu. Quanto a esses tipos "novos" de articulações, pode-se observar que não é seguro repeti-los sem ensaio adequado. Para  a utilizá-los, pode ser notado que, na sequência NSR-10 do Código da Columbia, é necessário executar 20 vezes o teste exigido em uma junção para garantir que ela seja segura.

Casa de hóspedes em Paraty / CRU! Architects - Viga, Pilar
© Nelson Kon

O telhado verde tem as seguintes camadas acima da treliça: (1-) tábuas de madeira que seguram as (2-) placas de multiplex (anteriormente usadas para a fundição da Taipa), e também servem para anexar as (3-) placas de gesso para o acabamento do teto. Acima dessas placas multiplex (4-) uma camada impermeável de PDA foi colocada com saliência suficiente para inserir as placas nas bordas do telhado. Acima desta camada impermeável, (5-) granulados de argila expandida foram colocados para reter a água e cobertos por uma (6-) raiz de geo-membrana acabada com uma (7-) camada de terra com húmus suficiente para (8) plantas e vegetais crescerem nele. Este conjunto total possui aproximadamente 82 kg/ ², totalizando uma carga total de 4206 kg no telhado.

Casa de hóspedes em Paraty / CRU! Architects - Floresta, Jardim
© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de hóspedes em Paraty / CRU! Architects" 26 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906018/casa-de-hospedes-em-paraty-cru-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.