Seminário "Urbanismo e Segurança" reúne nomes brasileiros e internacionais

São Paulo, 2018 – No dia 23 de novembro (sexta-feira), Arq.Futuro, Inciti – Pesquisa e Inovação para Cidades, Escola da Cidade e Ministério de Segurança Pública realizam o Seminário Urbanismo e Segurança Pública, a partir da análise das experiências recentes de intervenção em três cidades: Medellín, na Colômbia, Recife e Rio de Janeiro. O evento acontece em São Paulo, no auditório do Itaú BBA, das 9h às 17h30.

As cidades latino-americanas têm se destacado há décadas pelos seus altíssimos índices de criminalidade. Nesse contexto, o caso das cidades colombianas de Medellín, Bogotá e Cali se destaca pelo sucesso em reduzir a violência por meio do urbanismo social, um termo que dá nome ao conjunto de políticas urbanas e sociais implementadas para combater a exclusão social, levar serviços públicos aos bairros pobres e cultivar dignidade, autoestima e esperança nas pessoas que, antes, estavam apartadas das oportunidades das cidades. “O urbanismo social colombiano foi bem sucedido ao ir além das obras públicas e, efetivamente, consolidar um novo pacto social.”, afirma Tomas Alvim, cofundador do Arq.Futuro.

Participam do Seminário Raul Jungmann, Ministro da Segurança Pública; Ciro Pirondi, Diretor da Escola da Cidade; Tomas Alvim, co-fundador do Arq. Futuro; Gerard Martin, Ph.D especialista em Desenvolvimento Social e Governança na Colômbia e América Latina; Roberto Montezuma, Diretor do INCITI - Pesquisa e Inovação para as Cidades; Murilo Cavalcanti, Secretário de Segurança Urbana de Recife; Ricardo Henriques, Superintendente do Instituto Unibanco e ex-presidente do Instituto Pereira Passos (IPP); Carlos Rodriguez, arquiteto colombiano, foi Gerente de Desenho Urbano da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano de Medellín; Ricardo Pinzon; Gerente da Empresa de Segurança Urbana (ESU) da prefeitura de Medellín;; José Marcelo Zacchi, Ex-diretor do Instituto Pereira Passos; Francisco Cunha, consultor para organizações públicas de Recife; e Luis Carlos Cazetta, Secretário Executivo do Ministério da Segurança Pública.
As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelo link https://goo.gl/kXgquw, estando sujeitas à lotação do auditório.

PROGRAMAÇÃO

9h00 Abertura
Raul Jungmann
Ministro da Segurança Pública
Tomas Alvim
Cofundador do Arq.Futuro
Ciro Pirondi
Diretor da Escola da Cidade
Roberto Montezuma
Diretor do INCITI - Pesquisa e Inovação para as Cidades

9h15 Urbanismo Social
Gerard Martin
Ph.D especialista em Desenvolvimento Social e Governança na Colômbia e América Latina em geral

10h00 Caso I Recife - Centro Comunitário da Paz (COMPAZ)
Roberto Montezuma
Diretor do INCITI - Pesquisa e Inovação para as Cidades
Murilo Cavalcanti
Secretário de Segurança Urbana de Recife

11h00 Coffee Break

11h15 Caso | Rio de Janeiro - Unidades de Pacificação Permanente (UPPs)
Ricardo Henriques
Superintendente do Instituto Unibanco e ex-presidente do Instituto Pereira Passos (IPP), Rio de Janeiro

12h00 Almoço

13h30 Caso | Medellín, Colômbia
Carlos Rodriguez
Arquiteto, foi Gerente de Desenho Urbano da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano de Medellín

14h15 Caso | Medellín, Colômbia
Ricardo Pinzon
Gerente da Empresa de Segurança Urbana (ESU) da Prefeitura de Medellín

15h00 Coffee break

15h15 Debate | Urbanismo para Cidades Seguras
Carlos Rodriguez
Arquiteto, foi Gerente de Desenho Urbano da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano de Medellín
Gerard Martin
Ph.D especialista em Desenvolvimento Social e Governança na Colômbia e América Latina
José Marcelo Zacchi
Ex-diretor do Instituto Pereira Passos (IPP), Rio de Janeiro
Mediação: Tomas Alvim e Roberto Montezuma

16h15 Debate | Visão de Futuro
Luis Carlos Cazetta
Secretário Executivo do Ministério da Segurança Pública
Ricardo Salgado Pinzón
Gerente da Empresa de Segurança Urbana (ESU) da Prefeitura de Medellín
Francisco Cunha
Consultor para Organizações Públicas de Recife
Mediação: Tomas Alvim e Roberto Montezuma

17h15 Encerramento

SERVIÇO
Seminário Arq Futuro - Urbanismo e Segurança
Local: Itaú BBA - Auditório. Avenida Brig. Faria Lima, 3500, Itaim Bibi, São Paulo
Data: 23/11/2018 (sexta-feira)
Horário: 9h às 17h15
Inscrições gratuitas pelo link
Vagas limitadas. Sujeito a lotação.

Sobre o Arq. Futuro
O Arq.Futuro traz ao público brasileiro as mais importantes personalidades, inovações e projetos de arquitetura e urbanismo da atualidade, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ambiente construído e da qualidade de vida nas cidades do Brasil. O Arq.Futuro propõe um diálogo sobre o desenho e a gestão das cidades. Ao envolver o público na discussão sobre arquitetura de qualidade e a necessidade de maiores investimentos em infraestrutura e serviços, o Arq.Futuro busca contribuir para o crescimento sustentável e justo e para a competitividade do Brasil. Vários dos arquitetos, economistas, empresários mais influentes do país e do mundo têm se reunido com formadores de opinião e atores políticos nos eventos do Arq.Futuro. Alguns dos temas debatidos são: espaço público, habitação, transporte e infraestrutura; educação em arquitetura e urbanismo; engajamento do público em assuntos relacionados à arquitetura e ao desenvolvimento urbano; novas tecnologias para a participação popular, a mobilidade urbana e os edifícios; caminhos para promover a construção do novo e a preservação do patrimônio cultural; a diferença entre tendências passageiras e valores permanentes em arquitetura. Todo o conteúdo gerado pelo Arq.Futuro é registrado e disponibilizado em diversos formatos, que incluem a publicação de livros digitais e a produção de material audiovisual com imagens e vídeos exclusivos. Mais informações: www.arqfuturo.com.br.

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Seminário "Urbanismo e Segurança" reúne nomes brasileiros e internacionais" 16 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905990/seminario-urbanismo-e-seguranca-reune-nomes-brasileiros-e-internacionais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.