Centro cultural do estreito de Fuzhou / PES-Architects

Centro cultural do estreito de Fuzhou / PES-Architects - Imagem 2 de 40Centro cultural do estreito de Fuzhou / PES-Architects - Imagem 3 de 40Centro cultural do estreito de Fuzhou / PES-Architects - Imagem 4 de 40Centro cultural do estreito de Fuzhou / PES-Architects - Imagem 5 de 40Centro cultural do estreito de Fuzhou / PES-Architects - Mais Imagens+ 35

  • Arquitetos: PES-Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  153000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dasso, Fujian Dehua Fujie Ceramics Co., Ltd., Fuzhou Ketao Building Material Co., Ltd, Fuzhou Lepu Ceramic Board Manufacturing Co., Ltd., Fuzhou Yicheng Building Material Co., Ltd., Shanghai Li Xun Industrial Co., Ltd., Suzhou Hongkang Decoration Materials Co., Ltd., Zhonglei Energy Saving Technology Co., Ltd
Centro cultural do estreito de Fuzhou / PES-Architects - Imagem 6 de 40
Paisagem do rio. Imagem © Marc Goodwin

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório de arquitetura PES-Architecture, com sede em Helsinque e Xangai, acaba de inaugurar seu sétimo projeto construído na China: o centro cultural do estreito de Fuzhou. Fuzhou é a principal cidade e capital da província de Fujian, uma das áreas metropolitanas que mais cresce no mundo atualmente. Em 2013, as autoridades locais lançaram um concurso internacional de arquitetura para o projeto do centro cultural com o principal objetivo de promover a cultura na região e divulgar a imagem da cidade em um contexto mais amplo.

Centro cultural do estreito de Fuzhou / PES-Architects - Imagem 2 de 40
Cinco pétalas de jasmim. Imagem © Yong Zhang
Centro cultural do estreito de Fuzhou / PES-Architects - Imagem 30 de 40
Planta de cobertura
Centro cultural do estreito de Fuzhou / PES-Architects - Imagem 8 de 40
Fachada. Imagem © Marc Goodwin

A proposta vencedora desenvolvida pelos arquitetos da PES foi inspirada nas pétalas de uma flor de jasmim, o símbolo da cidade de Fuzhou. As formas orgânicas da flor se manifestam na linguagem formal do projeto de arquitetura, criando um novo ícone para a cidade de Fuzhou.

Centro cultural do estreito de Fuzhou / PES-Architects - Imagem 10 de 40
Fachada cerâmica. Imagem © Marc Goodwin

As cinco pétalas de jasmim representam os diferentes espaços do projeto - sala de ópera (1600 lugares), sala de concertos (1000 lugares), teatro multifuncional, sala de exposições e cinema - os quais se conectam através de um grande hall em forma de terraço. Além disso é possível acessar um jardim na cobertura através de duas rampas que percorrem o espaço do pátio e da praça do edifício, proporcionando uma conexão perfeita do centro cultural com as margens do Rio Minjiang. Partindo da beira do rio há um percurso subterrado que dá acesso direto ao interior do edifício e mais além, a estação de metrô.

Centro cultural do estreito de Fuzhou / PES-Architects - Imagem 3 de 40
Rampa espiral. Imagem © Marc Goodwin

Pekka Salminen, fundador do PES-Architects descreve seu projeto com as seguintes palavras, “A organização deste grande complexo em unidades menores fornece ao edifico uma escala mais humana, facilitando a navegação dos usuários por seus espaços internos e externos. Cada edifício possui sua própria centralidade - uma extensa galeria curva semi-pública que acompanha a curvatura da fachada principal -  a qual integra o edifício à paisagem do entorno do edifício, chegando até a reserva natural da ilha de Mahangzhou."

Centro cultural do estreito de Fuzhou / PES-Architects - Imagem 11 de 40
Hall de acesso. Imagem © Marc Goodwin

A cerâmica foi utilizada como o principal material do projeto. Muito disso se deve à sua importância no contexto histórico da região, parte da rota da seda, a principal rota comercial entre a China e o resto do mundo. Os arquitetos trabalharam em conjunto com o ceramista taiwanês Samuel Hsuan-yu Shih para desenvolver o projeto de interiores em cerâmica para os dois auditórios principais, respondendo à rigorosas demandas acústicas, e mesclando o uso de novas tecnologias com um dos mais tradicionais elementos da arquitetura chinesa. Externamente, cada uma das pétalas de jasmim foram revestidas com azulejos de cerâmica branca e brises, enquanto que internamente, a sala da ópera e a sala de concertos incorporam este elemento de formas inovadoras e criativas para transformar-se em uma parede acústica.

Centro cultural do estreito de Fuzhou / PES-Architects - Imagem 4 de 40
Entrada da galeria curva. Imagem © Marc Goodwin
Centro cultural do estreito de Fuzhou / PES-Architects - Imagem 12 de 40
Galeria curva e escada. Imagem © Yong Zhang
Centro cultural do estreito de Fuzhou / PES-Architects - Imagem 14 de 40
Foyer. Imagem © Yong Zhang

Estas superfícies interiores foram adaptadas com painéis cerâmicos topográficos, os quais foram desenvolvidos com base em estudos acústicos específicos. De forma complementar, o painel gravado e o painel de mosaico podem ser adaptados às superfícies dos espaços, proporcionando uma grande variedade de respostas acústicas assim como diferentes qualidades estéticas.

Centro cultural do estreito de Fuzhou / PES-Architects - Imagem 5 de 40
Opera hall. Imagem © Marc Goodwin
Centro cultural do estreito de Fuzhou / PES-Architects - Imagem 38 de 40
Corte - ópera
Centro cultural do estreito de Fuzhou / PES-Architects - Imagem 18 de 40
Balcão da sala da ópera. Imagem © Marc Goodwin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mawei New Town, Fuzhou, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro cultural do estreito de Fuzhou / PES-Architects" [The Fuzhou Strait Culture and Art Centre / PES-Architects] 15 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905805/centro-cultural-do-estreito-de-fuzhou-pes-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.