Seminário Internacional: Escalas de intervenção territorial: relações entre os PIU e os Planes Parciales.

A Universidade São Judas - USJT, atenta à necessidade de uma visão integrada sobre o desenvolvimento de projetos e intervenções em áreas de centralidade, convida para um seminário internacional com o intuito de propiciar uma visão crítica sobre os processos de transformação territorial em desenvolvimento nas cidades latino-americanas.

  • Título

    Seminário Internacional: Escalas de intervenção territorial: relações entre os PIU e os Planes Parciales.
  • Tipo

    Seminário
  • Organizadores

  • De

    23 de Novembro de 2018 09:00 AM
  • Até

    23 de Novembro de 2018 12:30 PM
  • Onde

    Auditório principal da USJT
  • Endereço

Planos e projetos urbanos têm por finalidade estabelecer diretrizes para a ocupação dos espaços urbanos e criar mecanismos urbanísticos que melhor aproveitem a terra, promovam a infraestrutura urbana e o desenho da paisagem, de modo a facilitar o desenvolvimento de atividades econômicas, criação de empregos e condições de habitabilidade para a população. Na prática, estes projetos possuem diferentes propósitos e escalas, mas sempre almejam os objetivos e a visão determinada pelo Plano Diretor, principal instrumento do marco regulatório das áreas urbanas.

As diferentes motivações destes projetos, principalmente os que vêm sendo apresentados na cidade de São Paulo, suscitam a necessidade de um urgente debate sobre o seu processo de implantação. Com foco nos processos de transformação da infraestrutura e do uso e ocupação do solo urbano, que irão determinar a mudança da morfologia urbana da cidade, o seminário buscará avaliar e comparar as diferentes escalas de projetos em prática nas cidades latino-americanas, tendo como estudo de caso São Paulo e Medellín na Colômbia.

Em São Paulo, os Projetos de Intervenção Urbana (PIU) são os estudos necessários a promover o ordenamento e a reestruturação urbana em áreas subutilizadas com potencial de transformação, nos perímetros definidos pelo Plano Diretor Estratégico.

Em Medellín, os Planes Parciales são instrumentos de planejamento de escala intermediária sobre o qual se desenha a relação entre os espaços públicos e privados, permitindo a aplicação de instrumentos de gestão e implantação consorciada.
Refletir sobre estes dois processos e seus resultados irá fornecer subsídios a comunidade acadêmica e a municipalidade local para o aperfeiçoamento dos processos de desenvolvimento de projeto e planejamento da cidade.

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Seminário Internacional: Escalas de intervenção territorial: relações entre os PIU e os Planes Parciales." 13 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905796/seminario-internacional-escalas-de-intervencao-territorial-relacoes-entre-os-piu-e-os-planes-parciales> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.