Exposição "Bancos Indígenas do Brasil" no MAI de Curitiba

A partir do dia 13 de novembro, o Museu de Arte Indígena (MAI) de Curitiba, receberá a exposição Bancos Indígenas do Brasil, que apresenta 38 peças da coleção BEI e um documentário sobre o processo de produção dos bancos com depoimentos dos artistas, além de um ciclo de debates sobre a arte indígena. Os bancos foram produzidos por povos de várias regiões do alto e baixo Xingu, sul da Amazônia, Centro-Oeste, norte do Pará, Guianas e noroeste amazônico. A exposição terá entrada gratuita e acontecerá até o dia 11 de fevereiro.

A mostra, cuja expografia ficou a cargo de Ana Itália Paraná Mariano e da Ana Silvia Paraná Mariano, revela a sofisticação e a importância cultural dos bancos: alguns são zoomórficos, representando animais da fauna brasileira; outros são assentos mais convencionais, lixados com esmero, pintados com pigmentos naturais, decorados com grafismos ou entalhes. Em todos, os aspectos utilitários e decorativos conciliam-se à dimensão simbólica, de forma de que as peças espelham o universo cultural, os mitos e a cosmologia das etnias que as fabricam.

Por sua abrangência e variedade, a exposição Bancos Indígenas do Brasil toca em uma ampla variedade de temas, revelando pontos de conexão entre a arte indígena e mostrando ao público a potência criativa e o apuro estético dos povos tradicionais.

Exposição já passou por São Paulo e Tóquio
A Exposição já passou pelo Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e pelo Museu Teien, em Tóquio. Em São Paulo, a expografia foi assinada por Eiji Hayakawa e Claudia Moreira Salles, enquanto em Tóquio foi assinada por Toyo Ito. Nas duas cidades, a exposição recebeu cerca de 40 mil visitantes.


FICHA TÉCNICA DA EXPOSIÇÃO
Curadoria e projeto cenográfico: Ana Itália Paraná Mariano e Ana Silvia Paraná Mariano
Montagem:
Projeto de iluminação:
Montagem da iluminação:

SERVIÇO

EXPOSIÇÃO BANCOS INDIGENAS DO BRASIL
13 de novembro a 11 de fevereiro
Local: Museu de Arte Indígena (MAI)
Endereço: Av. Água Verde, 1413 - Água Verde, Curitiba – PR
Horário: das 10h às 12h e das 13h às 17h
Tel: (41) 3121-2395
Informações: mai@maimuseu.com.br
Agendamentos: educativo@maimuseu.com.br
Entrada Gratuita.

SOBRE A BEĨ EDITORA
A palavra BEĨ –“um pouco mais”, em tupi – define com precisão o espírito de quem busca superar limites em cada projeto que executa. Desde sua fundação, a BEĨ Editora vem se diferenciando pela originalidade das suas publicações e pela excelência de seus projetos gráficos. Além de sua atividade editorial, a BEĨ organiza as plataformas Arq.Futuro, plataforma de discussão sobre o futuro das cidades, e Por quê? – Economês em bom português, projeto voltado para a educação, discussão e divulgação de temas econômicos para o público não especializado.

SOBRE O MUSEU DE ARTE INDÍGENA - MAI
Museu de Arte Indígena - MAI foi inaugurado em 16/11/2016 no bairro Água Verde, em Curitiba, no Paraná. É o primeiro museu particular do Brasil dedicado exclusivamente à produção artística dos indígenas brasileiros, e conta com um dos maiores acervos do mundo nesta área. São cerca de 700 peças divididas entre arte plumária, cerâmica, cestas, instrumentos musicais, máscaras ritualísticas e objetos utilitários.

O MAI nasceu em Clevelândia (PR), em 2009, com o objetivo de resgatar e preservar a cultura indígena brasileira. A qualidade de seu acervo e os cuidados constantes na manutenção e conservação das peças permite aos visitantes uma verdadeira imersão cultural. O MAI é fruto de dezessete anos de trabalho de Julianna Podolan Martins em expedições às mais diversas etnias e contempla a diversidade cultural dos principais povos do território nacional.

Com curadoria de Anna Itália Paraná Mariano, o museu detalha a origem das peças e as tradições culturais das mais diversas etnias. Um amplo espaço de eventos reproduz a arquitetura e atmosfera de uma oca. Todas as áreas do MAI foram projetadas para receber cada uma das categorias do acervo. O espaço foi construído com a mais recente tecnologia de climatização, para assegurar temperatura e umidade do ar necessárias para conservar os objetos, muitos raros e delicados.

Para solicitações de imprensa:
Cobogó Relações Públicas
Pedro Scabim – pedro@rpnacobogo.com.br
Livia Esteves – livia@rpnacobogo.com.br

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Exposição "Bancos Indígenas do Brasil" no MAI de Curitiba" 13 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905787/exposicao-bancos-indigenas-do-brasil-no-mai-de-curitiba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.