Casa Golf / BAM! arquitectura

Casa Golf / BAM! arquitectura - Mais Imagens+ 33

Belén de Escobar, Argentina
  • Arquitetos: BAM! arquitectura; Gonzalo Bardach – Matias Mosquera
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  228
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cavatori, Ing. Pedro Gea, Las Marinas, Pasto, Perfil y Servicios
© Javier Agustin Rojas

Descrição enviada pela equipe de projeto. Partindo do interesse do cliente pelo golf, projetou-se uma residência que explora a composição de volumes e sua materialidade, os contrastes entre pesado e leve, fechado e aberto, que resultou em uma forma simples e em sintonia com a paisagem. 

© Javier Agustin Rojas

O projeto está localizado em Escobar cercado por um campo de golf com um lago, uma paisagem que, apesar de ser moldada pelo homem, tem uma forte presença da natureza. Esta paisagem convida os arquitetos a pensar na natureza como geradora de espaços, tendo como conceito o vazio e a liquidez dos limites entre a paisagem e os materiais. 

© Javier Agustin Rojas

A casa se resolve fechando a frente com uma grande base de concreto que se desmaterializa em direção aos fundos da construção, resolvendo assim as aberturas dos principais ambientes com vista para o campo de golf, gerando diferentes quadros que enfatizam o olhar do usuário.

© Javier Agustin Rojas

Um volume se contrapõe, branco e apoiado sobre o embasamento de concreto, se porta como um grande mirante, de onde é possível contemplar o horizonte. 

Corte - BB
© Javier Agustin Rojas

Considerou-se a criação e a distribuição de cada espaço. Cada sequência de imagens fazem parte do partido dos arquitetos. Desde o começo, o acesso te convida a entrar, mas por sua vez, te leva a uma pausa no caminho até chegar nos ambientes que abrem seus visuais e enquadram o campo de golf.

© Javier Agustin Rojas

Sendo um dos principais elementos da arquitetura, a luz foi utilizada neste projeto como um gerador de atmosferas. Partindo da iluminação sutil vinda das claraboias colocadas na entrada,  passando por diversas atmosferas proporcionadas pelas janelas estrategicamente posicionadas, chegando até a iluminação mais intensa vinda da grande abertura dos fundos da casa. 

© Javier Agustin Rojas
Diagrama 06

A partir do uso dos materiais em seu estado mais puro, o concreto, a madeira e o vidro permitiram a criação de espaços únicos, além de garantir também uma baixa manutenção na casa. 

© Javier Agustin Rojas
Diagrama 01

O conceito da sustentabilidade esteve presente desde o início do projeto, a partir de uma implantação que considera a orientação do sol e dos ventos, de forma a aproveitar iluminação e ventilação naturais em todos os espaços, permitindo manter o conforto térmico de forma passiva.

© Javier Agustin Rojas

Da mesma forma, uma cobertura verde com vegetação nativa permitiu reduzir as superfícies pavimentadas, produzir oxigênio, absorver CO2, evitar o superaquecimento dos telhados, reduzir as variações de temperatura ao longo do dia, bem como funcionar como um isolante térmico eficiente. 

© Javier Agustin Rojas

Como resultado, o projeto conta com um mirante para contemplar a natureza com sutileza. A simplicidade foi essencial em todas as decisões do projeto. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Golf / BAM! arquitectura" [Golf House / BAM! arquitectura] 13 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905741/casa-golf-bam-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.