Carrilho da Graça é o ganhador do primeiro Prêmio de Arquitetura Leon Battista Alberti

O arquiteto português João Luis Carrilho da Graça foi escolhido por unanimidade como vencedor da primeira edição do Prêmio de Arquitetura Leon Battista Alberti, atribuído pela Fundação Centro de Estudos Leon Battista Alberti, em nome do importante arquitecto e teórico de arte do Renascimento.

Carrilho da Graça, que chefia o escritório homônimo Carrilho da Graça Arquitectos, é conhecido por obras de grande importância em Portugal e outros países da Europa, como o Terminal de Cruzeiro de Lisboa, o Teatro em Poitiers, e o Museu do Oriente.

A premiação tem como objetivo destacar "um arquiteto de renome internacional cuja obra seja testemunho do papel da arquitetura contemporânea na valorização e requalificação do patrimônio histórico", tema que o vencedor aborda em projetos como o a musealização da área arqueológica da Praça Nova do Castelo de São Jorge ou a requalificação do Convento de Jesus, em Setúbal.

Teatro e Auditório em Poitiers. Image © Fernando Guerra | FG+SG

A decisão unânime do júri elogia “o mestre português João Luís Carrilho da Graça pelo mérito de estabelecer um diálogo de alto valor entre o antigo e o novo” no seu trabalho, lê-se na página oficial do prêmio.

Formado na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, em 197, Carrilho da Graça foi professor da Faculdade de Arquitetura da então Universidade Técnica de Lisboa, de 1977 a 1992, catedrático da Universidade Autónoma, de 2001 a 2010, e da Universidade de Évora, desde 2005, onde dirigiu o Departamento de Arquitetura. Foi diversas vezes nomeado para o prêmio europeu de arquitetura Mies van der Rohe (1990, 1992, 1994, 1996, 2009, 2011, 2013), laureado com o Prêmio Valmor pelo Pavilhão do Conhecimento dos Mares (1998) e pela Escola Superior de Música de Lisboa (2008).

Fonte: Público e Observador.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Carrilho da Graça é o ganhador do primeiro Prêmio de Arquitetura Leon Battista Alberti" 13 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905696/carrilho-da-graca-e-o-ganhador-do-primeiro-premio-de-arquitetura-leon-battista-alberti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.