Residência Lua / NH Village Architects

Residência Lua / NH Village Architects - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos: NH Village Architects; NH Village Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hiroyuki Oki
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AnPhu curtain, Dulux, INAX, KINGLED, Vesbo
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado em um típico bairro de alta densidade, próximo ao centro de Hanoi. O que antigamente era uma área de vilas agrárias, hoje em dia está passando pelo processo de urbanização. Por conta disso, a área se caracteriza por terrenos que tendem a ser divididos em recortes menores ainda e irregulares com acesso à rua. O terreno de 4 x 12,20 x 2.60 x 12.40 e 41 metros quadrados, enquanto a pequena viela de acesso tem mais ou menos 1,30 metros de largura, passando apenas uma moto.  Essas condições conformaram um desafio de como projetar uma casa com boa ventilação e iluminação natural.  Foi importante também projetar uma casa que permitisse ao dono aproveitar aquela paisagem caótica de seu entorno. 

© Hiroyuki Oki

Além dos desafios colocados anteriormente, este projeto também se dedicou a definir uma alternativa à tipologia de casa tubo, comum no Vietnam, questionando a função de cada ambiente da casa. Na cultura Vietnamita, o espaço do altar é um espaço importante e solene, de forma que quase todas as casas tradicionais são térreas e são divididas por três, quatro ou cinco eixos, enquanto o altar fica localizado no eixo do meio, em um espaço próximo à principal atividade da casa, como a sala de estar. O altar fica colocado em um espaço alto, de difícil acesso. Neste projeto a ideia era que o altar, que continua sendo bastante importante, tivesse um acesso mais fácil, colocando-o mais próximo da família e das atividades diárias. O altar está cercado de luz natural e vegetação. 

© Hiroyuki Oki

O espaço da casa foi projetado como um grande ambiente contínuo, de forma que as paredes internas foram bastante limitadas, As paredes curvas e a escada em caracol otimizam o espaço e a planta irregular, estabelecendo uma diversidade de espaços e dando um ar mais leve. 

Corte

Em Hanoi, prefere-se as brisas que sopram para o sudeste, e as pessoas normalmente aproveitam dessa brisa durante o verão. A cobertura foi projetada de forma que a parte trás é mais baixa que a da frente, permitindo o vento e a luz natural chegarem profundamente dentro da casa. A escada principal e o corredor central, implantados nos fundos da casa fazem o fluxo de dentro da casa ser contínuo por todos os andares. Os dormitórios no primeiro e terceiro andar são flexíveis, se abrindo ou fechando para os espaços comuns por uma cortina, de forma que a casa pareça ampla, apesar da área limitada.  

© Hiroyuki Oki

A fachada foi projetada com uma série de aberturas em forma oval, buscando usar da luz natural e manter a segurança da casa sem usar grades. Essas aberturas também enquadram as cenas da paisagem do entorno, fazendo uma conexão sutil entre o que está dentro e o que está fora. 

© Hiroyuki Oki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Lua / NH Village Architects" [Moon House / NH Village Architects] 22 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905136/residencia-lua-nh-village-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.