Exposição na Casa de Vidro marca os 50 anos do Masp na avenida Paulista

“O MASP de Lina, Croquis de Processo, 50 Anos do Edifício na Avenida Paulista", título da exposição inaugurada no dia 1 de novembro, mês de inauguração do Museu em 1968, reúne desenhos à mão, imagens e documentos que revelam o processo criativo de Lina Bo Bardi do pensamento à obra construída.

A exposição integra a série Acervo aberto do Instituto Bardi/ Casa de Vidro, criada em setembro de 2017, com a proposta de revelar aspectos pouco conhecidos do universo que envolve a residência e o legado do casal Lina Bo e P. M. Bardi, co-fundador do Masp.

“Como todo projeto arquitetônico, a versão construída é uma evolução de ideias. O edifício teve diversas versões antes de se materializar. Os desenhos preliminares da Lina mostram o volume principal como um grande prisma de fachadas em concreto, diferente do que foi construído; da mesma forma a escada ao ar livre aparece como um helicoide nos croquis dos anos 50”, explica Sol Camacho, diretora cultural do Instituto Bardi e curadora da exposição. 

Croqui de Lina Bo Bardi. Image © Instituto Bardi

A exposição é uma oportunidade única para conhecer documentos e informações do acervo raramente compartilhadas com o público. Além dos croquis, o salão principal da Casa de Vidro apresenta ainda maquetes inéditas, fotografias e cartas originais relacionadas ao projeto de um dos mais importantes museus do mundo.

O MASP de Lina, Croquis de Processo, 50 Anos do Edifício na Avenida Paulista

  • Visitação: de quinta a sábado
  • Período: 01 á 17 de novembro de 2018
  • Horários: 10h, 11h30, 14h e 15h30
  • Local: Casa de Vidro
  • Rua General Almerio de Moura 200 - Morumbi
  • Informações: visita@instituobardi.org

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Exposição na Casa de Vidro marca os 50 anos do Masp na avenida Paulista" 04 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905017/exposicao-na-casa-de-vidro-marca-os-50-anos-do-masp-na-avenida-paulista> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.