Dennis Frenchman é nomeado vencedor do concurso para a Cidade Marítima de Shenzhen

O Comitê do Partido Municipal de Shenzhen e o Governo Popular Municipal atribuem grande importância ao planejamento e construção da Nova Cidade Marítima. Em março de 2018, o organizador, Urban Planning, Land & Resources Commission do Município de Shenzhen (Administração Oceânica Municipal de Shenzhen) e o co-organizador Shenzhen SEZ Construction and Development Group juntam-se ao lançamento de um concurso de projeto urbano para a Nova Cidade Marítima de Shenzhen. Na área do estuário do Rio das Pérolas, o uso ecológico do mar, da construção de cidades e do desenvolvimento da indústria naval são novos tópicos e, portanto, incapazes de se referir a qualquer experiência existente. Esta chamada aberta visa orientar o planejamento de alta qualidade e desenvolvimento de alto padrão da área com visão internacional, pensamento prospectivo e projeto inovador.

Desde o anúncio do concurso, uma quantia de 140 institutos de design (comunitários) foram registrados para participação. Em 11 de maio, sob o rigoroso teste de sete conhecidos especialistas em planejamento urbano no país e no exterior, seis instituições destacadas, com abrangentes capacidades e programas extraordinários, foram selecionadas como especialistas internacionais. Em 28 de agosto de 2018, a Reunião de Revisão do Concurso de Design Urbano da Cidade Marinha de Shenzhen foi realizada na Sala 209 do Edifício de Planejamento de Shenzhen. O júri é composto por 9 especialistas (Donald Bates (diretor do Australian LAB Architects), Alejandro Zaera-Polo (fundador do escritório da AZPM na Espanha), Bernard V. Lim (ex-presidente do Instituto de Arquitetos de Hong Kong), Atsushi Omatsu (diretor executivo do Nikken Space Design no Japão), Tako Postma (diretor executivo do Inbo), Joseph Scanga (sócio de Calthorpe, EUA), Sun Yimin (professor emérito de Changjiang Scholar), Wang Jianguo (acadêmico da Academia Chinesa de Engenharia) Zhang Yuxing (Diretor do Comitê Acadêmico da Bienal de Arquitetura e Urbanismo de Shenzhen-Hong Kong, UABB), e Wang Jianguo como presidente do júri.

Finalmente, Dennis Frenchman da equipe do Urban Design LLC, Instituto Chinês de Planejamento Científico Urbano e Projeto + Ramboll Studio Dreiseitl (Pequim) + URBANUS Architecture & Design (Shenzhen), AECOM ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugar. Outras equipes que ganharam o programa vencedor incluem a ISA-Internationales Stadtbauataelier, International Design Consultants (Shenzhen) Co., Ltd. / WHY ART PROJECT SL, NL Urban Solutions B.V. / Deltares.
Dê uma olhada nos três primeiros colocados:

Cortesia de Dennis Frenchman Urban Design

Dennis Frenchman é nomeado vencedor do concurso para a Cidade Marítima de Shenzhen - Mais Imagens+ 9

Primeiro Lugar: Cidade vermelha na Costa do Mar Azul / Dennis Frenchman Urban Design LLC       

A proposta centrou-se no desenvolvimento urbano do principal eixo, com a Avenida Jiaowanwan, introduziu a água na cidade a fim de ativar o litoral e a ecologia, e ampliou o espaço de atividades do Centro Internacional de Convenções e Exposições para as costas ocidentais. formando uma estrutura geral da área central, com movimentação marítima para o leste e expansão ecológica para o oeste.

Cortesia de Chinese Institute of Urban Scientific Planning and Design + Ramboll Studio Dreiseitl (Beijing) + URBANUS Architecture & Design (Shenzhen)

Dennis Frenchman é nomeado vencedor do concurso para a Cidade Marítima de Shenzhen - Mais Imagens+ 9

Segundo Lugar: Tidal Cidade Marítima / Chinese Institute of Urban Scientific Planning and Design + Ramboll Studio Dreiseitl (Beijing) + URBANUS Architecture & Design (Shenzhen)

A Tidal Cidade Marinha constrói uma nova relação terra-mar composta através da natureza da maré. Com o tema “Maré-dia-leste e oeste”, o projeto criará uma nova cidade futura na qual a Cidade Marítima viverá e se integrará a partir da dimensão “Natureza-Tempo-Espaço” e, portanto, formará uma estrutura espacial de "Sistema Tidal Park + Cultura / Inovação Bi-City”. Com as quatro estratégias de projeto da “Resiliência Água e Cidade, Inovação, Cenário das Marés e Cidade Tridimensional”, o projeto ativará a infinita inovação e o encanto cultural da Cidade Marítima.

Cortesia de AECOM

Dennis Frenchman é nomeado vencedor do concurso para a Cidade Marítima de Shenzhen - Mais Imagens+ 9

Terceiro Lugar – Coração do Mundo Marítimo - Baía Azul Científica e Tecnológica / AECOM

O projeto fez com que o projeto de construção urbana se preocupasse com a indústria, a segurança costeira, a ecologia, o espaço urbano, a paisagem e o sistema KPI, o que garante dinamicamente a vantagem da nova cidade. Com foco na construção do eixo central da cidade “Marine City Avenue”, que conecta funções urbanas e transporte regional, bem como o “sistema Marine City”, que enfatiza a infraestrutura marítima, terrestre e inteligente, o projeto forma um grupo dentro da cidade, construindo assim a Cidade Central da Marinha da Área da Grande Baía.

O presidente do júri, Wang Jianguo, afirma que a organização da consulta e avaliação internacional é bem sucedida. As seis instituições envolvidas são relativamente altas em nível e com características diferentes. Esta consulta internacional ajudou os organizadores a esclarecer as metas e planejamento do desenvolvimento regional e, portanto, a entender melhor a estratégia espacial e a ecologia marinha. É especialmente valioso aprender com cada organização de projeto por meio desse evento. Além disso, Wang lembrou que a nova Cidade Marítima é o último tesouro de Shenzhen e uma área chave da área da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau, que precisa considerações estratégicas macroeconômicas. Além disso, o desenvolvimento da Nova Cidade Marítima deve funcionar em conjunto com as outras regiões do distrito, formando assim uma área costeira característica com desenvolvimento diferenciado na Grande Área da Baía.

Atsushi Omatsu, diretor executivo da Nikken Space Design no Japão, acredita que a construção de uma cidade marítima é diferente da construção urbana em geral porque precisa responder à indústria, às pessoas e à vida social em sincronia. Ele recomendou que, por um lado, desenvolvêssemos o transporte público para melhorar a acessibilidade e, por outro lado, deveríamos prestar atenção à construção de pequenas instalações comerciais e instalações vizinhas.

O fundador do novo movimento do urbanismo, Joseph Scanga, elogia que os resultados e a profundidade do trabalho das seis equipes em apenas dois meses e meio são tão impressionantes que dificultam a decisão dos juízes. Ele sugeriu que a futura construção de Nova Cidade Marinha deve equilibrar praticidade e projeto e encontrar um equilíbrio entre praticidade, proteção ambiental e economia, a fim de coordenar o desenvolvimento com outras áreas da Grande Área da Baía.

Até agora, o Concurso Internacional de Projeto Urbano da Cidade Marítima de Shenzhen foi concluída com sucesso. Na próxima etapa, a Comissão de Planejamento Urbano, Terras e Recursos do Município de Shenzhen selecionará os destaques dos seis finalistas e conduzirá consultas de especialistas em várias rodadas para formar um plano integrado e, portanto, acelerar o ritmo da construção da Nova Cidade Marítima. e construa o litoral mais fascinante!

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: 韩双羽. "Dennis Frenchman é nomeado vencedor do concurso para a Cidade Marítima de Shenzhen" [Dennis Frenchman Urban Design Named Winner of Shenzhen New Marine City Competition] 02 Nov 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Pereira, Matheus) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904872/dennis-frenchman-e-nomeado-vencedor-do-concurso-para-a-cidade-maritima-de-shenzhen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.