Casa em Camino El Alto / Carreño Sartori Arquitectos

Casa em Camino El Alto / Carreño Sartori Arquitectos - Mais Imagens+ 19

Lo Barnechea, Chile
  • Arquitetos: Carreño Sartori Arquitectos; Carreño Sartori Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  295
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcos Mendizabal
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cintac®, GLASSTECH
  • Cálculo Estrutural: Vertical Ingenieros
  • Projeto Elétrico: ICG S.A.
  • Projeto Sanitário: Patricio Vega
  • Projeto Paisagístico: Carreño Sartori Arquitectos
  • Construção: Familia León
  • Arquitetos Responsáveis: Mario Carreño Zunino, Piera Sartori del Campo.
  • Cidade: Lo Barnechea
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Marcos Mendizabal

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa foi pensada a partir dos atributos do terreno inclinado com orientação norte-oeste onde está localizada, e das dificuldades de construção nesse tipo de relevo. O lote tem uma proporção de 1:10 desde a rua até a bifurcação entre o Cajón del Arrayan e o Cajón do monte Pochoco - nos arredores de Santiago -, conservando flora e fauna endêmicas do Chile. Na parte baixa, encontra-se quilaias e litres, e conforme vai subindo apresenta cactos e puyas. Pela ladeira sobem as correntes de vento quente durante a tarde, atraindo o voo de diversos pássaros, incluindo águias e condores.

A casa está inserida no cerne dessa relação entre solo e vento da pré-Cordilheira.

© Marcos Mendizabal

Depois de várias visitas de observação e levantamentos, definiu-se um lugar livre da presença de árvores no qual se tem uma vista aberta ao vale próximo e à cidade distante.

© Marcos Mendizabal

Propõe-se um embasamento de concreto armado, estabilizando o piso em uma grande horizontal, com varandas-mirantes em seus extremos. Sobre essa peça topográfica que isola e protege o restante da casa, monta-se uma estrutura metálica leve e regular com eixos a cada 3,2 metros, em cuja retícula se organizam os espaços.

© Marcos Mendizabal
Planta - Primeiro Pavimento
© Marcos Mendizabal
Planta - Segundo Pavimento
© Marcos Mendizabal

Esta lógica construtiva e espacial se modifica pelo percurso solar e as vistas distantes, incorporando uma segunda ordem configurada por quatro paredes oblíquas que orientam a vista e regulam a radiação sol e a incidência dos ventos, ao mesmo tempo que permitem um percurso contínuo pelo perímetro externo da casa, sempre relacionado à natureza nas varandas.

Cortes 3 4 6

Esse percurso externo é complementar ao interno, que encaminha a uma terceira e última varanda no segundo pavimento que, como uma ponte, aponta para a ladeira onde começa a Cordilheira dos Andes. Deste modo, a casa mantém as duas magnitude com as quais tradicionalmente esses montes foram ocupados: a cotidiana, de tamanhos menores e atividades recorrentes, e a geográfica, de tamanhos maiores e visitas eventuais.

© Marcos Mendizabal

As paredes externas possuem câmaras internas de ventilação natural e foram pintadas de preto, como os troncos e a sombra das árvores, evidenciando a diversidade cromática das folhagens naturais existentes. Na parte interna, a luz natural é regulada com cores claras e acabamentos em verniz, segundo a entrada de luz nos ambientes e o grau de reflexão da pavimentação.

© Marcos Mendizabal

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Camino El Alto / Carreño Sartori Arquitectos" [Casa en Camino El Alto / Carreño Sartori Arquitectos] 30 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904817/casa-em-camino-el-alto-carreno-sartori-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.