Boston anuncia grande proposta de renovação urbana em resposta às mudanças climáticas

Considerando as mudanças climáticas atualmente em curso, a cidade de Boston acaba de apresentar um enorme projeto de renovação urbana desenvolvido em parceria com os arquitetos da SCAPE. O projeto apresenta estratégias que devem “ampliar o acesso às praias da cidade, abrindo espaço ao longo da orla, protegendo a cidade de futuros eventos de inundação”.

O projeto faz parte da iniciativa Imagine Boston 2030, partindo de um estudo dos mapas de inundação "Climate Ready Boston 2070", desenvolvidos pelas autoridades do município. O objetivo principal da proposta é preparar à cidade para o futuro, construindo infraestruturas ao longo dos eixos de inundação mais vulneráveis da cidade de Boston.

Boston anuncia grande proposta de renovação urbana em resposta às mudanças climáticas - Mais Imagens

Desenvolvido pelos arquitetos da SCAPE, o projeto procura criar uma série de paisagens elevadas, parques à beira-mar, edifícios adaptados à enchentes e a revitalização da orla marítima de Boston. O esquema se concentra fundamentalmente em quatro grandes áreas: East Boston e Charlestown, North End e Downtown, South Boston e Fort Point e Dorchester Waterfront.

East Boston Vision. Imagem © SCAPE / City of Boston

Em East Boston, um sistema de contenção de inundações foi projetado para ser implantado na East Boston Greenway, enquanto a Constitution Beach será redesenhada para receber modernos mecanismos de proteção contra enchentes além de novas áreas de recreação e acesso à praia. Os principais corredores de transporte, como a Bennington Street e Main Street, serão elevados, mais de 4.8 milhões de dólares já foram direcionados para o financiamento da obra.

Boston Harbor Vision. Imagem © SCAPE / City of Boston

O North End será responsável por proteger o centro financeiro de Boston, a orla marítima e os destinos turísticos mais visitados da cidade. Uma série de parques, incluindo o Christopher Columbus Park, serão elevados para protege-los das possíveis inundações, assim como o Harborwalk. O Long Wharf será redesenhado como uma nova porta de entrada para o sistema de transporte fluvial.

South Boston vision. Imagem © SCAPE / City of Boston

O plano desenvolvido para o South Boston identifica vias inundáveis em todos os principais distritos residenciais da cidade, com mecanismos de contenção instalados em Fort Point Channel além da conclusão do Emerald Necklace partindo do Franklin Park até o Moakley Park ampliando o acesso à beira-mar. Enquanto isso, o Dorchester Waterfront será transformado para ser outra estrutra de resistência ao aumento dos níveis das marés, completamente acessível ao público e diretamente conectado ao centro da cidade.

Dorchester Vision. Imagem © SCAPE / City of Boston

Não estamos apenas preocupados com a próxima enchente, estamos planejando a cidade para os desafios que a próxima geração deverá enfrentar. Um porto completamente redesenhado fará com que a nossa cidade esteja preparada para as mudanças climáticas já em curso, além de oferecer uma oportunidade para qualificar os espaços e a infraestrutura da cidade de Boston, tanto para o presente quanto para o futuro. Quando o porto de Boston estiver pronto para encarar os desafios do futuro, a cidade tornar-se-a um exemplo de resiliência e visão de futuro, transformando-se em um ícone de combate às mudanças climáticas para outras cidades do nosso país e do mundo. Este é o nosso verdadeiro desafio.
-Martin J. Walsh, prefeito de Boston

Via: City of Boston

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Boston anuncia grande proposta de renovação urbana em resposta às mudanças climáticas" [Boston Publishes Radical SCAPE Plans to Combat Climate Change] 04 Nov 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904775/boston-anuncia-grande-proposta-de-renovacao-urbana-em-resposta-as-mudancas-climaticas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.