Residência Alta / AS/D Asociacion de Diseño

Residência Alta / AS/D Asociacion de Diseño - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: AS/D Asociación de Diseño; AS/D Asociación de Diseño
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  338
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rafael Gamo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Cuprum, Guardian Glass

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em uma pronunciada inclinação dentro de um terreno de 1.500 metros quadrados com magníficas vistas ao vale, a estrutura principal desta casa de finais de semanas consiste em um módulo de 6x6 metros em três níveis com somente 108 metros quadrados e uma cobertura com vista para o vale. 

© Rafael Gamo

As paredes estruturais feitas em concreto aparente fazem desta casa um monólito inserido em uma topografia escalonada que destaca a entrada discreta da luz, assim como as vistas ao jardim.

© Rafael Gamo

Uma escada paralela ao terreno guia o usuário desde o nível de entrada até a plataforma exterior que está abaixo, da mesma maneira em que a casa está interconectada desde o nível inferior até o jardim na cobertura. 

O terreno apresenta uma diferença de nível de 16 metros, oferecendo magníficas vistas do entorno. A residência está inserida em uma cota específica desde a qual otimiza diferentes níveis de entrada e a integração do espaço exterior. Cria-se uma conexão clara por meio dos três patamares principais: nível de entrada, os níveis da casa e a plataforma inferior que contem a piscina. O projeto é concebido como um programa que inclui diferentes usos em momentos específicos do terreno. 

© Rafael Gamo

A residência funciona como um bloco vertical organizado pela circulação por meio de uma escada que conecta o usuário com os diferentes níveis e programas. 
O nível inferior contem a cozinha com sala de jantar, o nível intermediário é a entrada para sala e no nível superior estão o dormitório e um banheiro completo. As vistas direcionadas são fundamentais para o projeto segundo a orientação de cada nível e a interconexão espacial no interior. 

© Rafael Gamo

Uma plataforma na parte mais baixa do terreno converte-se no espaço comum para relaxamento, que termina com a intervenção na paisagem e a experiência programática. Esta plataforma de 200 metros quadrados consta de uma piscina, churrasqueira, mesas de jantar ao ar livre e sala de estar com vistas para o vale e o rio. 

© Rafael Gamo

O desenho da fachada ventilada é concebido com a ideia de imprimir de alguma maneira uma imagem abstrata de uma árvore, como se a casa se camuflasse com as muitas árvores existentes no terreno. 

© Rafael Gamo

A fachada evolui a partir da ideia de pontilhismo digital, onde a imagem de uma árvore é digitalizada com a mesma técnica das pinturas impressionistas, através da qual o usuário pode ver a figura completa a distância mas, a medida em que se aproxima, converte-se em uma constelação de pixels, o que confere uma textura única a casa. Isso é feito por meio de 232 painéis Trespa, dos quais 40% são perfurados com tecnologia CNC para a fabricação e precisão e colocados em uma subestrutura de alumínio. 

© Rafael Gamo

A residência é uma intervenção sutil no terreno, no contexto e na vegetação com um impacto mínimo para fornecer as necessidades básicas para uma casa de finais de semana. Uma residência que converte-se em um observatório desde o interior e uma casa de intervenção desde o exterior. Uma residência para desfrutar dos espaços ao ar livre. 

Cortesia de AS/D Asociacion de Diseño

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Alta / AS/D Asociacion de Diseño" [Casa Alta / AS/D Asociacion de Diseño] 29 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904768/residencia-alta-as-d-asociacion-de-diseno> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.