Uma casa por trás do telhado / Superhelix Pracownia Projektowa

Uma casa por trás do telhado / Superhelix Pracownia Projektowa - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Superhelix Pracownia Projektowa; Superhelix Pracownia Projektowa
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  189
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Bartlomiej Drabik
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Brimat, Fermacell, PREFA, Wienerberger, Zinco
© Bartlomiej Drabik

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto desta casa em Cracóvia, na Polônia, está localizado na área suburbana da cidade. O edifício compõe um conjunto habitacional composto por outras dez residências unifamiliares. O entorno se caracteriza por uma ocupação de alta densidade, resultado direto dos altos custos dos lotes. A fim de garantir a privacidade dos moradores, procuramos esconder a casa da rua e também dos vizinhos próximos, ocultando-a atrás de um grande telhado. Daí vem o seu nome - Uma casa por trás do telhado.

© Bartlomiej Drabik

Devido ao desenvolvimento desenfreado da cidade de Cracóvia, cada vez mais, áreas anteriormente rurais acabam sendo urbanizadas para acolher uma cidade em constante expansão, portanto, a consideração de princípios sustentáveis de projeto foi particularmente importante neste caso específico. A cobertura inclinada do telhado, com orientação norte, foi completamente tomada por plantas suculentas, enquanto que do outro lado, com orientação sul, implantamos um sistema fotovoltaico aonde há melhores condições de iluminação e produção de energia.

Cortes

A cobertura verde foi concebida com uma inclinação de 45 graus. Seria mais fácil projetar um telhado verde plano, mas o código de obras local não nos permitia tal escolha - a cobertura deveria ser obrigatoriamente inclinada. Embora a solução tenha resultado muito mais cara em comparação à uma cobertura plana tradicional, a superfície resultante é muito maior do que aquela ocupada pelo edifício. Portanto, podemos dizer com orgulho que aquilo que tomamos da natureza foi devolvido em dobro. 

© Bartlomiej Drabik

A estrutura de madeira laminada da cobertura transformou-se em um elemento característico desta obra, como uma marca registrada. Ela encontra-se totalmente aparente no lado de fora da casa, e em alguns pontos, revela-se também no interior do edifício. No ponto de encontro das duas águas do telhado, implantamos uma faixa de janelas que permitem uma ampla iluminação natural da casa. Estas janelas foram instaladas muito acima do nível do piso, e quando abertas, permitem uma ventilação natural extremamente eficiente.

Planta - térreo

Em nosso ateliê de arquitetura, o Superhelix, prestamos especial atenção à forma como os nossos edifícios envelhecem, e isto é determinante na escolha dos materiais. A fachada principal foi executada em tábuas de cedro vermelho. Não aplicamos nenhum tipo de proteção ou tratamento na madeira - porque ela simplesmente não precisa, e com o tempo deverá assumir uma outra coloração que transformará a aparência da casa. O telhado verde também não precisa nenhum tipo de cuidados especiais. Não requer rega e longos períodos de seca também não são um problema. Seu ecossistema perdura em condições estremas e as plantas são conhecidas por acumular grandes quantidades de água.

© Bartlomiej Drabik

A casa foi projetada a partir de uma planta retangular que se desenvolve em dois pavimentos e 189 metros quadrados. Devido à localização na região suburbana de Cracóvia, onde o transporte público não chega, os moradores utilizam veículos automotores como a seu principal método de deslocamento. Por isso decidimos implantar a garagem do lado de dentro do "telhado", no térreo e próximo a sala e a cozinha. O quarto de hóspedes, o banheiro e as áreas de serviço também ocupam este primeiro nível. No pavimento superior encontram-se a suíte master com closet e banheiro, outros dois quartos para as crianças, um banheiro infantil e sala de jogos - a qual pode ser adaptada conforme necessário, por exemplo, caso a família decida ter mais um filho.

Detalhe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Uma casa por trás do telhado / Superhelix Pracownia Projektowa" [House Behind The Roof / Superhelix Pracownia Projektowa] 28 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904758/uma-casa-por-tras-do-telhado-superhelix-pracownia-projektowa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.