Edifício Administrativo e Fábrica de Star Engineers / Studio VDGA

Edifício Administrativo e Fábrica de Star Engineers / Studio VDGA - Mais Imagens+ 35

  • Arquitetos: Studio VDGA; Studio VDGA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3760
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hiroyuki Oki
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bricks, Flos, Marrati, Saint-Gobain, Toto, Viglacera
  • Cliente: Star Engineers
  • Orçamento : USD 9,65,000
  • Arquiteto Responsável: Deepak Guggari
  • Equipe De Projeto: Rashi Sanson , Viplav Paithankar
  • Cidade: HANOI
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um escritório corporativo de 3760 metros quadrados (Fase-1) instalado na cidade de Hanói, no Vietnã, explora uma paleta de materiais rústica e discreta, alinhando os requisitos do cliente ao contexto local. Sendo um escritório corporativo e instalação fabril dentro do mesmo campus (na verdade, um ao lado do outro), os espaços foram planejados de forma introvertida. Uma série de pátios entrelaçados nas zonas de trabalho trazem frescor ao ambiente. Com apenas um olhar através do espaço é possível entender o projeto como um todo já que não possui divisórias cegas ou interiores decorativos.

© Hiroyuki Oki

Todo o edifício está dividido em estrutura frontal e posterior. A parte frontal do prédio está ao lado da fábrica, separada por uma longa parede de tijolos. A área de recepção é uma afirmação ousada por si só com a parede de tijolos como pano de fundo. Ao atravessar o acesso principal, depara-se com uma série de pátios. As paredes divisórias de todos os cubículos e espaços de trabalho dão lugar ao vidro transparente. Por isso, os espaços parecem interligados, voltados aos pátios intermediários. A massa é um invólucro de concreto simples, com uma tela metálica perfurada colorida que adorna a paisagem. 

© Hiroyuki Oki
Axonométrica
© Hiroyuki Oki

Hanói experimenta um clima subtropical úmido e quente com bastante chuva, enquanto os invernos são monótonos e nebulosos. Portanto, o esforço era criar um ambiente que fizesse justiça aos espaços interiores, tanto no verão quanto no inverno. As séries de "pátios internos" mantêm as áreas do escritório frescas, trazendo luz natural suficiente, mesmo quando o céu está sem brilho. A longa tela perfurada (a parede de respiração, como chamamos), adornada com vegetação dentro e fora da fachada frontal, limita a entrada do calor nos meses de verão. Esta tela também nega o uso de persianas / cortinas na fachada frontal. Os painéis pintados em diferentes tonalidades destacam-se na fachada de concreto.

© Hiroyuki Oki
Planta
© Hiroyuki Oki

A demanda por interiores abertos na zona climática tropical temperada do Vietnã nos permitiu utilizar plenamente a beleza dos materiais terrosos. A luz do sol acentua consideravelmente a paleta de materiais. Seja o chão, a parede de tijolos ou o metal bruto, a luz é refletida brilhantemente através deles. O tijolo é o principal elemento do design de interiores neste espaço comercial, suas várias formas e matizes o tornam um elemento sem igual nos espaços interiores. A parede de tijolos retorcidos forma o pano de fundo da recepção e foi inspirada em uma visita a um forno de tijolos em Hanói. O envoltório do edifício em concreto acabado oferece um contraste sutil ao vermelho das peças cerâmicas. A escadaria flutuante transmite leveza às áreas de circulação. Cabos de metal tensionados e personalizados no lugar de corrimãos de escada oferecem transparência.

© Hiroyuki Oki

Não houve uso de materiais ostensivos e toda a paleta é de origem local, explorando ao mesmo tempo os recursos abundantemente disponíveis e mão-de-obra local. Elementos interiores usuais, como revestimentos, carpintaria, forros, pintura e pavimentação, não desempenham nenhum papel neste projeto e são completamente eliminados.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vietnam Handmade Furniture , Can Bi 3 Xa Phu Xuan, Huyen Binh Xuyen Tinh, vinh Phuc, HANOI, Vĩnh Phúc 280000, Vietnã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Administrativo e Fábrica de Star Engineers / Studio VDGA" [Star Engineers, Administrative Building and Factory / Studio VDGA] 28 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904339/edificio-administrativo-e-fabrica-de-star-engineers-studio-vdga> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.