Portas invisíveis: Como ocultá-las de maneira elegante nos seus projetos

Portas invisíveis: Como ocultá-las de maneira elegante nos seus projetos

Às vezes, uma porta pode ser uma enorme dor de cabeça em um projeto. Pense em uma fachada limpa e contínua ... ter uma porta no meio dela pode arruinar a clareza de seu desenho. Mas nem sempre uma porta precisa ser constituída pela tradicional folha em madeira, com batentes, guarnições, fechaduras, puxadores e vistas.

E se elas pudessem se mesclar completamente com a parede? Todos nós já sonhamos com passagens escondidas e salas secretas escondidas em nossas casas. Mas para que isso funcione, a abertura deve ser disfarçada ou oculta.

Portas invisíveis: Como ocultá-las de maneira elegante nos seus projetos - Imagem 11 de 19
Linvisibile Alba Filo 10 Hinged Door . Image © Linvisibile

A empresa italiana Linvisibile torna possível isso, produzindo sistemas para portas invisíveis nas paredes. A proposta é que ela não apenas proporcionem refúgios, mas também se encaixem na atmosfera elegante, mística e privada dos interiores, de uma maneira funcional e economizando espaço.

Mesmo um pequeno detalhe pode criar uma grande disparidade em termos de sofisticação e elegância. Os painéis, cuidadosamente projetados e equipados se fundem completamente com a parede e podem ser transformados em diversas formas: uma entrada divertida com um painel giratório de 360 graus, um painel parecido com uma parede de mesmo material, um sistema deslizante de vidro que não é apenas uma porta, mas também um separador e muitas outras possibilidades.

Apesar de usar tipos tradicionais de aberturas, como de correr, batente e basculante, há diversas possibilidades de melhorar a aparência das portas nos projetos. Aqui estão algumas delas:

1. Use o mesmo material para a parede e a porta

É possível que a parede e a porta tenham os mesmos acabamentos, sejam eles quais forem. Pode vir do mais tradicional, como madeira e laminados, ou outros pouco vistos, como concreto, mármore e couro, por exemplo. 

Portas invisíveis: Como ocultá-las de maneira elegante nos seus projetos - Imagem 6 de 19
Linvisibile Orizzonte_Marble Boiserie applied on the Brezza Filo 10 Vertical Pivot door. Image © Linvisibile
Portas invisíveis: Como ocultá-las de maneira elegante nos seus projetos - Imagem 10 de 19
Linvisibile Alba Hinged door . Image © Linvisibile

2. Incorpore portas em paredes curvas

É, quase sempre portas e janelas em paredes redondas acabam ficando estranhas. A junção de linhas curvas e retas não funciona tão bem na prática. Para isso, é importante que a porta acompanhe a mesma curvatura da parede, integrando uma moldura de alumínio extrudado, fazendo uma perfeita ancoragem do alumínio nas paredes

Portas invisíveis: Como ocultá-las de maneira elegante nos seus projetos - Imagem 14 de 19
Linvisibile - Alba Curved Hinged door - as wall finish. Image © Linvisibile

3. Esconder áreas de armazenamento em painéis de parede

Você já se perguntou onde se guardam as vassouras e panos de chão em muitas das casas que mostramos aqui no ArchDaily? Ou como elas podem ser tão arrumadas o tempo todo? Pode ser muito bom ter espaços de armazenamento elegantes. Sim, você pode jogar toda a sua bagunça para dentro e fechar para ter um ambiente limpo e pronto para uma sessão de fotos. 

Portas invisíveis: Como ocultá-las de maneira elegante nos seus projetos - Imagem 15 de 19
Linvisibile - Technical Closures - Nicchio - wallpaper finish. Image © Linvisibile
Portas invisíveis: Como ocultá-las de maneira elegante nos seus projetos - Imagem 8 de 19
Linvisibile - Technical Closures - Extra Closures - Multiple Leaves Lacquered. Image © Linvisibile

4. Destaque a porta como uma obra de arte

Mas nem sempre seu intuito é esconder uma porta. Há vezes em que o contraste de material ou cores pode ficar interessante. Mesmo assim, se a ideia é que nada além do painel operável apareça, a estrutura de alumínio extrudado (liga EN AW 6060 - Anticorodal 063) que substitui a armação pode se adaptar a paredes e rebocos com diferentes espessuras.

Portas invisíveis: Como ocultá-las de maneira elegante nos seus projetos - Imagem 17 de 19
Linvisibile - Brezza Filo 10 Vertical Pivot Door_Alcantara® Finish. Image © Linvisibile

Para mais informações sobre os produtos, acesse o nosso catálogo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Souza, Eduardo. "Portas invisíveis: Como ocultá-las de maneira elegante nos seus projetos" [Invisible Doors: How to Stylishly Hide the Doors In Your Projects] 18 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904138/portas-invisiveis-como-oculta-las-de-maneira-elegante-nos-seus-projetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.