Conheça os vencedores do concurso para o Pavilhão Mictlán pelo CENTROmx

Conheça os vencedores do concurso para o Pavilhão Mictlán pelo CENTROmx - Mais Imagens+ 1

O concurso "Pabellón Mictlán" surge como um marco do Festival Mictlán 2018, organizado anualmente no município de Tlajomulco de Zúñiga, no estado de Jalisco, no México. A ideia visa reforçar as tradições do Dia dos Mortos neste município, especialmente na área que localizada na Ribera de Cajititlán. A partir deste motivo, foi realizada uma colaboração entre a Câmara Municipal de Tlajomulco, o Instituto de Alternativas para a Juventude de Tlajomulco (INDAJO), a Direção de Turismo de Tlajomulco e o CENTROmx para permitir e incentivar a comunidade estudantil da Área Metropolitana de Guadalajara a reinterpretar a tradição do Dia dos Mortos e a lenda de Mictlán, onde, desta maneira busca-se retomar estes valores culturais e também promover a divulgação das tradições do município de Tlajomulco, tomando forma uma intervenção no cais de San Juan Evangelista, localizada na Ribera de Cajititlán no município de Tlajomulco.

Os participantes foram convidados a desenvolver um pavilhão que pudesse representar uma abstração da tradição do Dia dos Mortos e da lenda de Mictlán, mantendo um diálogo com as atividades do Festival Mictlán 2018, que acontecerá nas ruas adjacentes.

No último dia 13 de outubro, a avaliação de propostas recebidas pelo júri foi realizada por: Dante Borgo / MAIN OFFICE, Luis Manuel Ochoa / BAC Barrio Arquitectura y Cidade, Manuel Aguilar Moreno / Doutor em História da Arte e Denisse Corona / Diretora da Diretoria de Turismo do município de Tlajomulco de Zúñiga. Sob os critérios de viabilidade de realização, finalidade do pavilhão, interação com o espaço e interação com o usuário, o júri escolheu de 49 projetos de mais de 150 participantes cadastrados para os três primeiros lugares, além de premiar duas menções honrosas.

Primeiro lugar: Transição
Autores: Allan Javier Pulido Gómez (ITESO), Paulina Castro Valdéz (Universidade Autônoma de Sinaloa)

Cortesía de Centro

O júri distinguiu sua capacidade de interagir com o usuário, sendo um espaço dinâmico tanto de dia quanto a noite. No qual, através de uma passagem com cores alegóricas para o Dia dos Mortos, leva-os para uma  ofrenda, um caminho que é alusivo à viagem para Mictlán. Também reconhecendo sua capacidade de permanecer no local e convivência ativa com a comunidade.

Segundo lugar: Memória, morte e tradição
Autores: Christian Manuel González Zúñiga (Universidade de Guadalajara), Gustavo Alberto Quiñonez Rizo (Universidade de Guadalajara), Saulo Alejandro Ramírez Romero (Universidade de Guadalajara), Mario Paul Uribe Núñez (Universidade de Guadalajara)

Cortesía de Centro

Explicação: O júri atribuiu a materialidade da proposta através da simbologia de suas formas e texturas, refletindo o sincretismo da tradição do Dia dos Mortos no México. Considerando o desafio de sua relação com a lagoa, assim como o diálogo introspectivo provocado no usuário.

Terceiro Lugar: Peregrinação ao Mictlán
Autores: Bárbara Muñoz de Cote Madrazo (Mumo Casa), Edgar Radillo Alba (Mumo Casa)

Cortesía de Centro

Explicação: O júri destacou a fácil montagem da proposta e a integração de toda a cidade ao festival, apontando seu valor conceitual em relação à lenda de Mictlán.

Menção Honrosa: Miccaotli
Autores: Gabriel Alfaro Fregoso (Universidade de Guadalajara), Paloma Villaseñor Villanueva (Universidade de Guadalajara), Andrés Guardado Ramírez (Universidade de Guadalajara)

Cortesía de Centro

Menção Honrosa: Tlaltecuhtli
Autores: Natalia Sánchez Aparicio (Universidade de Guadalajara), David Lozano Díaz (Universidade de Guadalajara)

Cortesía de Centro

 O projeto vencedor será inaugurado no sábado, dia 27 de outubro às 18:00 horas no cais de San Juan Evangelista localizado na Calle Emiliano Zapata S/N, em San Juan Evangelista, em Tlajomulco de Zuniga, em Jalisco.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arellano, Mónica. "Conheça os vencedores do concurso para o Pavilhão Mictlán pelo CENTROmx" [Conoce a los ganadores del 'Pabellón Mictlán' por CENTROmx] 21 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Pereira, Matheus) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904037/conheca-os-vencedores-do-concurso-para-o-pavilhao-mictlan-pelo-centromx> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.