Estúdio no Jardim Paulista / grupoDEArquitetura

Estúdio no Jardim Paulista / grupoDEArquitetura

Estúdio no Jardim Paulista / grupoDEArquitetura - Tijolo, FachadaEstúdio no Jardim Paulista / grupoDEArquitetura - JanelaEstúdio no Jardim Paulista / grupoDEArquitetura - Tijolo, FachadaEstúdio no Jardim Paulista / grupoDEArquitetura - Tijolo, Fachada, Jardim, AidoEstúdio no Jardim Paulista / grupoDEArquitetura - Mais Imagens+ 48

  • Arquitetos: grupoDEArquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Kok
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Blindex, Fissare, Gerdau Corsa, Serralheria América, Vitória Regia Garden
  • Arquiteta Responsável: Cristiana Pasquini
  • Colaboradores: Lana Mika Ota, Jayne Lopes, Leandro Mendes
  • Estrutural E Hidráulica: Alfredo Penha
  • Elétrica: Antônio Alves
  • Consulta Cobogós: Evandro Fiorin
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Estúdio no Jardim Paulista / grupoDEArquitetura - Janela
© Pedro Kok

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma obra que precisava ser rápida e barata.

Localizado em um bairro residencial de Presidente Prudente, o terreno de 10x30m, com orientação leste-oeste estava elevado do solo à 1m de altura.  Manter seu nível foi a nossa diretriz de projeto quanto à topografia, o edifício seria locado nessa cota e o acesso ao mesmo seria por uma rampa. Um recuo frontal generoso foi mantido na cota da rua e possibilitou um percurso em rampa até a porta de acesso.

Estúdio no Jardim Paulista / grupoDEArquitetura - Tijolo, Fachada
© Pedro Kok
Estúdio no Jardim Paulista / grupoDEArquitetura - Imagem 44 de 53
Planta

À frente, um jardim e um banco. As crianças da escola Estadual que fica defronte poderão descansar e colher jabuticabas no pé. Sim! Uma jabuticabeira foi recentemente plantada no jardim e serve à vizinhança. Certa vez li que “felicidade é comer jabuticaba no pé “: assim será, uma obra feliz.

Estúdio no Jardim Paulista / grupoDEArquitetura - Tijolo, Fachada, Banco, Jardim, Aido
© Pedro Kok

O prédio: um Estúdio de Pilates com 200m2 encostado nas duas divisas: dois volumes; um que abriga toda área molhada e técnica e um outro que organiza as funções:  duas salas de estúdio e uma de atendimento. Pátios entre as salas fazem o papel de espaço de transposição entre as salas. A obra se explica: uma sala - um pátio - uma sala - um pátio - uma sala.

Estúdio no Jardim Paulista / grupoDEArquitetura - Fachada, Viga
© Pedro Kok

Ventilação cruzada e iluminação natural são as funções dos pátios. Com o calor da cidade é primordial como diretriz de projeto levarmos em consideração a qualidade de insolação e ventilação.

Estúdio no Jardim Paulista / grupoDEArquitetura - Tijolo, Viga, Cadeira
© Pedro Kok

Estúdio no Jardim Paulista / grupoDEArquitetura - Tijolo, Fachada, Jardim, Aido
© Pedro Kok

A estrutura é metálica. Ao todo 16 pilares apoiam as vigas. A modulação do espaço foi essencial para a racionalização da estrutura. Usando vigas de perfis comerciais que tem 12m de comprimento, as salas e pátios são de 6x6m ou de 4x4m. Não houve sobra nas vigas nem pilares. Uma laje maciça apoia-se nas vigas metálicas. Nenhum revestimento na obra. A poesia está em sermos o que somos, concreto é concreto, metal é metal, tijolo é tijolo.

Estúdio no Jardim Paulista / grupoDEArquitetura - Tijolo, Fachada
© Pedro Kok

Os fechamentos principais na fachada frontal (oeste) e dos fundos (leste) são de tijolos. Elementos vazados cuidadosamente assentados em um desenho feito para essa obra. Paredes duplas e vazadas. O sol não incomoda. A ventilação é bem-vinda. Fechamento em vidro na parte interna possibilita, caso seja necessário, vedar o edifício. Como diz a Maristela, proprietária da obra: “com o calor de Prudente eu nem preciso ligar o ar condicionado “.

Estúdio no Jardim Paulista / grupoDEArquitetura - Fachada
© Pedro Kok

Uma obra que precisava ser rápida e barata. E foi! Foram 6 meses de construção e a obra custou menos de R$1800,00 por metro quadrado.

Estúdio no Jardim Paulista / grupoDEArquitetura - Fachada, Jardim
© Pedro Kok

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pdte. Prudente - Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estúdio no Jardim Paulista / grupoDEArquitetura" 18 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903911/estudio-no-jardim-paulista-grupodearquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.