O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Religiosa
  4. França
  5. INCA Architectes
  6. 2018
  7. Santuários de Lourdes / INCA Architectes

Santuários de Lourdes / INCA Architectes

  • 11:00 - 22 Outubro, 2018
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Santuários de Lourdes / INCA Architectes
Santuários de Lourdes / INCA Architectes, © Franck Brouillet
© Franck Brouillet

© Franck Brouillet © Franck Brouillet © Franck Brouillet © Franck Brouillet + 23

  • Projeto de Paisagismo

    ALEP
  • Projeto Luminotécnico

    Luminocite
  • Engenharia Aeráulica

    Allie’air et Pls
  • Engenharia - Movimentação de Terra

    Soluten
  • Engenharia Estrutural - Madeira

    Gaujard Technologies
  • Estrutura & Finanças

    Tpfi Toulouse
  • Engenharia Elétrica, Mecânica e Hidráulica

    Energeco
  • OPC

    René Vernet
  • Gerente de Projeto

    Patrick Mousseigne
  • Mais informações Menos informações
© Franck Brouillet
© Franck Brouillet

Descrição enviada pela equipe de projeto. Era necessário reorganizar a gestão do fluxo de visitantes, sejam eles peregrinos, doentes, deficientes ou apenas turistas. Por isso, era importante encontrar novamente o significado do movimento da água, como a Virgem Maria pediu a Bernadette Soubirous.Por isso, o caminho pastoral e a ordem em que os peregrinos completam os gestos simbólicos tiveram que ser modificados.

Implentação - zoneamento
Implentação - zoneamento

A última restrição nesse projeto consistia em proteger os edifícios e os equipamentos contra as inundações do Rio Gave de Pau. As últimas grandes inundações de 2012 e 2013 causaram danos severos no Santuário (chegando a 2,5 metros de água no nível da gruta).

As restrições naturais, patrimoniais e simbólicas, assim como a pressão da continuidade de visitação neste canteiro de obras de alta relevância,que durou vários anos, são numerosas.

© Franck Brouillet
© Franck Brouillet

Fase 1: A Gruta
A Gruta e seu pátio externo foram completamente reorganizados para destacar a convergência em direção ao coração da cavernae oferecer um espaço de celebração claramente definido, aberto e descoberto.

Ela é caracterizada por um piso de concreto com um contorno concêntrico ligeiramente inclinado para baixo até a gruta. Um contorno periférico, bem como mobiliários com formas suaves, marcam e estruturam o espaço do pátio externo, sem criar uma barreira visual.

© Franck Brouillet
© Franck Brouillet

Fase 2: As Sacristias
A segunda etapa das obras concentrou-se nas duas sacristias e no Jardim das Fontes, logo abaixo da Gruta, para estabelecer o novo gesto da água.

© Franck Brouillet
© Franck Brouillet

A pequena sacristia existente perto da Gruta foi totalmente renovada e protegida das inundações graças a uma superfície curva de concreto impermeável, decorado com camas de pedra horizontais.

© Franck Brouillet
© Franck Brouillet

Uma grande sacristia foi criada para os Hospitalários e sacerdotes para grandes celebrações especiais. É um espaço íntimo feito em torno de um enquadramento para a torre do sino da Basílica da Imaculada Conceição.

© Franck Brouillet
© Franck Brouillet

O Jardim das Fontes é composto de várias ilhotas de vegetação com formas flexíveis e dezoito fontes murais que simbolizam as dezoito aparições da Virgem Maria para Bernadette. Eles são construídos como fendas na pedra.

© Franck Brouillet
© Franck Brouillet

Fase 3: A Cobertura dos Banheiros
Esta última fase dos trabalhos consiste na construção de uma proteção contra inundações em frente ao edifício de banhos e instalações sanitárias. Uma grande superfície de concreto, vinda do solo, dá ritmo a essa grande partição e compõe a entrada para os banheiros.

© Franck Brouillet
© Franck Brouillet

Além disso, a cobertura da área de espera na frente dos banheiros foi substituída por uma cobertura maior de madeira. Ela oferece um espaço mais aberto e mais claro para os peregrinos que costumam esperar um longo tempo antes de poderem banhar-se na fonte.

Corte 01
Corte 01

Os conjuntos de postes formam arcos e suportam uma grande cobertura com um telhado de madeira que filtra a luz dos telhados de vidro e trata acusticamente a área de espera, resultando num espaço confortável.

© Franck Brouillet
© Franck Brouillet

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Santuários de Lourdes / INCA Architectes" [Sanctuaires de Lourdes / INCA Architectes] 22 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903908/santuarios-de-lourdes-inca-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.