Casas para todos - Dortheavej Residence / Bjarke Ingels Group

Casas para todos - Dortheavej Residence / Bjarke Ingels Group - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Bjarke Ingels Group; Bjarke Ingels Group
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rasmus Hjortshøj
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Contiga, HB Trapper
  • Sócios Responsáveis: Bjarke Ingels, Finn Nørkjær
  • Gestores De Projeto: Ole Elkjær-Larsen, Per Bo Madsen
  • Equipe: David Zahle, Alberte Danvig, Alejandro Mata Gonzales, Alina Tamosiunaite, Birgitte Villadsen, Cat Huang, Claudio Moretti, Dag Præstegaard, Daruisz Duong Vu Hong, Enea Michelesio, Esben Christoffersen, Ewelina Moszczynska, Frederik Lyng, Henrik Kania, Høgni Laksáfoss, Jakob Andreassen, Jonas Aarsø Larsen, Karl Aarso Larsen, Katerina Joannides, Krista Meskanen, Laura Wätte, Lucas Torres Aguero, Maciej Jakub Zawaszki, Maria Teresa Fernandez Rojo, Michael Schønemann Jensen, Mikkel Marcker Stubgaard, Nigel Jooren, Rasmus Pedersen, Robinson Neuville, Sergiu Calacean, Taylor McNally-Anderson, Terrence Chew, Tobias Hjortdal, Tobias Vallø Sørensen
  • Cliente: Lejerbo
  • Colaboradores: MOE
  • Cidade: Copenhague
  • País: Dinamarca
Mais informaçõesMenos informações
© Rasmus Hjortshøj

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dortheavej leva o nome da rua onde está implantado na zona noroeste da cidade de Copenhage, uma homenagem ao tradicional bairro suburbano caracterizado pela presença massiva de de oficinas mecânicas, armazéns e edifícios industriais da década de 1930 a 1950. Para o desenvolvimento do projeto, o BIG foi contratado em 2013 pela associação dinamarquesa de habitação social (Lajerbo), uma instituição sem fins lucrativos idealizada pelo urbanista dinamarquês Jan Gehl. Os arquitetos do BIG foram desafiados à desenvolver um projeto de habitação social que contemplasse também espaços públicos tão urgentes na área, integrando-os aos passeios e a área verde adjacente. No início do ano, o BIG e a Lejerbo foram homenageados pela Associação Dinamarquesa de Arquitetos com o Prêmio Lille Arne, em reconhecimento a este projeto que prioriza a qualidade espacial das unidades além de atender à um orçamento rigoroso.

© Rasmus Hjortshøj

“Nossa maior ambição é viabilizar projetos de habitação social concebidos pelos principais arquitetos do mundo. Juntamente com o BIG, conseguimos desenvolver um projeto residencial sustentável, seguro e funcional ao mesmo tempo, um projeto que transformará a vida das pessoas que ali vivem. ” Jan Hyttel, Presidente da Lejerbo Copenhagen.

© Rasmus Hjortshøj

“Projetos de habitação social são desafiadores devido às suas restrições orçamentárias. Procuramos  incorporar técnicas construtivas modulares com materiais simples  de forma a criar espaços generosos tanto na escala urbana quanto dentro das unidades. Estes elementos pré-fabricados foram então empilhados de forma a criar um espaço extra entre eles, proporcionando um metro extra de pé direito na sala, tornando os espaços de uso comum surpreendentemente espaçosos. O movimento da fachada faz com que cada um dos módulos das áreas de estar abram-se mais para o pátio, incorporando um novo pátio frontal a medida que se afasta da rua para expandir o passeio público que se transforma em praça. Restrições econômicas geralmente são sinônimos de escassez - em Dortheavej, conseguimos reverter esta tendência, criando espaços de qualidade tanto para os indivíduos quanto para a comunidade.” Bjarke Ingels, sócio fundador do BIG.

© Rasmus Hjortshøj

O módulo quadrado característico de Dortheavej resulta de uma estrutura pré-fabricada bastante simples. Concebido como uma parede de cheios e vazios, o edifício curva-se suavemente em seu centro, acolhendo uma nova praça pública junto à rua de acesso no lado sul e um pátio verde acolhedor junto à fachada norte. No térreo, o edifício se abre permitindo que tanto os moradores quanto os transeuntes possam atravessar livremente a praça e acessar o jardim posterior.

© Rasmus Hjortshøj

Os módulos empilhados acompanham o espaço curvo da praça até os limites da rua, alcançando a altura dos edifícios vizinhos. Este empilhamento cria um espaço adicional para cada apartamento, permitindo que cada morador possua seu pequeno terraço, proporcionando um ambiente de vida saudável e sustentável. Junto à fachada sul ensolarada, as varandas se retraem e acrescentam profundidade ao volume do edifício, enquanto no lado norte a fachada é plana. Tábuas de madeira revestem as quatro fachadas do edifício, destacando a estrutura de cada um dos módulos e alternando com fachadas de vidro para realçar o padrão quadriculado da fachada.

© Rasmus Hjortshøj

As grandes aberturas do piso ao teto permitem uma ampla iluminação natural no interior das unidades além de proporcionar vistas para o pátio ou para o bairro. O tamanho dos apartamentos varia de 60 a 115 m2 e os materiais empregados são bastante simples: madeira, concreto e uma paleta de cores claras.

© Rasmus Hjortshøj

Durante a noite em Dortheavej, um dos bairros mais multi-étnicos e diversos de Copenhague, é possível ver este edifício leve e transparente acolhendo a praça que flui através de sua estrutura até o jardim aos fundos. Os moradores observam a cidade através de suas varandas enquanto a comunidade se beneficia do espaço público que o edifício acolhe.

© Rasmus Hjortshøj

A pequena praça criada pelo recuo do edifício foi concebida como um jardim de cerejeiras, contando ainda com espaços para estacionamento de bicicletas – o principal meio de locomoção na cidade.

© Rasmus Hjortshøj

A fachada norte está voltada para o pátio dos fundos, aberto para todos os moradores de Dortheavej para que possam utiliza-lo como área de lazer comunitária.

© Rasmus Hjortshøj

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Copenhague, Dinamarca

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casas para todos - Dortheavej Residence / Bjarke Ingels Group" [Homes for All - Dortheavej Residence / Bjarke Ingels Group] 14 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903751/casas-para-todos-dortheavej-residence-bjarke-ingels-group> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.