Residência FB / ZIM arquitextura

Residência FB / ZIM arquitextura - Mais Imagens+ 25

Buenos Aires, Argentina
  • Arquitetos: ZIM arquitextura; ZIM arquitextura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  140
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jeremias Thomas
© Jeremias Thomas

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência FB está localizada na Costa Esmeralda, empreendimento privado sobre as dunas da costa de Buenos Aires, a 390 km da capital. O terreno a intervir possui grandes desníveis tanto transversais quanto longitudinais. O mesmo também conta com um bosque de pinos marítimos localizado no fundo do lote, que deveria ser preservado. Estas particularidades do terreno levaram a construir uma residência elevada a qual se apoia sobre um muro de contenção de concreto criando um caminho desde a frente do terreno até a parte posterior, favorecendo uma maior conexão.

Planta - pavimento superior
© Jeremias Thomas

O fato de projetar a residência elevada fez com que as vistas desde o interior fossem para as copas das árvores conferindo a sensação de estar dentro de um bosque. O cliente procurava uma casa com baixa manutenção e, por isso, criou-se um envoltório de tijolos. O orçamento era baixo, dessa forma, havia limites a respeito da quantidade de metros quadrados a serem construídos fazendo com que fosse projetada uma casa muito funcional onde os dormitórios tenham as medidas mínimas para possibilitar mais espaço para a sala de estar/jantar. 

© Jeremias Thomas

Por meio de uma cobertura leve, buscou-se ressaltar a sala de estar/jantar conferindo-lhe altura e deixando entrar a luz indireta ao ambiente. A cobertura aparece como um elemento independente o qual se apoia sobre o volume de tijolo, cobrindo a sala de estar, de jantar e a galeria, favorecendo e hierarquizando seu uso conjunto. 

Corte A
© Jeremias Thomas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência FB / ZIM arquitextura" [Casa FB / ZIM arquitextura] 11 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903620/residencia-fb-zim-arquitextura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.