Itaim Bibi I / Viviane Gobbato Arquitetura

Itaim Bibi I  / Viviane Gobbato Arquitetura - MesaItaim Bibi I  / Viviane Gobbato Arquitetura - Sofá, Janela, VigaItaim Bibi I  / Viviane Gobbato Arquitetura - Sofá, Mesa, Iluminação, Prateleira, Janela, Viga, Cadeira, DormitórioItaim Bibi I  / Viviane Gobbato Arquitetura - Mesa, Prateleira, CadeiraItaim Bibi I  / Viviane Gobbato Arquitetura - Mais Imagens+ 36

  • Arquitetos: Viviane Gobbato Arquitetura; Viviane Gobbato Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  207
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mariana Orsi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  A Lot OF brasil, Galeria Arte Aplicada, Indusparquet, Mula Preta Design
Itaim Bibi I  / Viviane Gobbato Arquitetura - Sofá, Mesa, Cadeira, Viga
© Mariana Orsi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito deste projeto primeiramente é ser jovem e urbano. Os moradores queriam um apartamento bem diferente do comum, alegre, iluminado e com bastante cor. As grandes janelas envidraçadas trouxeram o clima de metrópole para dentro do apartamento, onde se pode enxergar a vista de diversos ângulos. Escolhemos peças de impacto de diferentes designers, cada uma com sua característica, mas que conversam entre si.

Itaim Bibi I  / Viviane Gobbato Arquitetura - Mesa
© Mariana Orsi
Planta - Arquitetônica
Itaim Bibi I  / Viviane Gobbato Arquitetura - Cadeira, Viga, Dormitório
© Mariana Orsi

O apartamento passou por uma obra significativa, quando os moradores chegaram ao apartamento metade da área era um terraço coberto. Foi então que surgiu a ideia de ampliar o espaço, quebrando as paredes, descascando as colunas e vigas estruturais para que ficassem no concreto e também estendemos o piso da sala de taco cumaru para o terraço, criando ambientes completamente integrados.

Itaim Bibi I  / Viviane Gobbato Arquitetura - Tijolo, Viga
© Mariana Orsi

O fechamento de vidro permitiu que o apartamento estivesse mais próximo a cidade, aumentando a vista e a iluminação natural, característica fundamental em todos os meus projetos. A ideia foi manter as paredes apenas nas áreas íntimas do apartamento (quartos e banheiros). Na salas e cozinha, a divisão dos ambientes foi feita através da diferença de alturas entre os forros de gesso e das diferentes iluminações.

Itaim Bibi I  / Viviane Gobbato Arquitetura - Sofá, Mesa, Iluminação, Prateleira, Janela, Viga, Cadeira, Dormitório
© Mariana Orsi

Os moradores gostariam de um espaço para leitura bem aconchegante, então surgiu a ideia de criar uma minibiblioteca, onde todos os livros foram reunidos. A cozinha aberta para a sala foi uma solução pensada nos jantares que os clientes costumam fazer, desta forma poderiam receber os amigos e cozinhar ao mesmo tempo. Optamos por fechar o terraço coberto, uma vez que já havia um espaço descoberto que poderia ser bem aproveitado.

Itaim Bibi I  / Viviane Gobbato Arquitetura - Cadeira, Prateleira
© Mariana Orsi

As plantas de diversos tipos preencheram o ambiente, algumas colocadas em vasos e outras formaram uma coluna verde, onde existem também ervas e outras especiarias. A mesa e as cadeiras ocuparam o espaço para um momento mais descontraído. Além disso o grande charme deste projeto foi misturar objetos de design assinados com o acervo dos clientes, isso fez com que projeto ganhasse personalidade.

Itaim Bibi I  / Viviane Gobbato Arquitetura - Mesa, Janela, Cadeira
© Mariana Orsi

O maior desafio foi conseguir integrar os espaços completamente e também posicionar de maneira ampla os 4 ambientes essenciais para os clientes, sala de estar, cozinha gourmet, home theater e sala de jantar, além disso o desejo era que todos os ambientes tivessem visão para o exterior, foi então que optamos por fazer a sala de estar e jantar na lateral do terraço, e ainda sobrou espaço para a biblioteca. Deixamos o maior espaço da sala para o home que tem mais interação com a cozinha gourmet.

Itaim Bibi I  / Viviane Gobbato Arquitetura - Cadeira, Cama, Viga, Dormitório
© Mariana Orsi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Itaim Bibi, São Paulo - São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Itaim Bibi I / Viviane Gobbato Arquitetura" 13 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903594/itaim-bibi-i-viviane-gobbato-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.