Reforma de Residência Calle 72 / Nauzet Rodríguez

Reforma de Residência Calle 72 / Nauzet Rodríguez - Imagem 2 de 46Reforma de Residência Calle 72 / Nauzet Rodríguez - Imagem 3 de 46Reforma de Residência Calle 72 / Nauzet Rodríguez - Imagem 4 de 46Reforma de Residência Calle 72 / Nauzet Rodríguez - Imagem 5 de 46Reforma de Residência Calle 72 / Nauzet Rodríguez - Mais Imagens+ 41

  • Arquitetos de interiores: Nauzet Rodríguez
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  230
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manolo R Solís
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adocretos Cholul, Helvex, Holcim, Mosaicos Dzununcan, Osel, Tecnolite, VALVO
  • Construção: Nauzet Rodríguez Ruiz
  • Cálculo Estrutural: David Pérez
  • Assistente De Projeto: Victoria Uribe Jinich
  • Lote: 9 x 50 m
  • Assistência Durante Todo O Projeto: Victoria Uribe
  • Documentação E Licenças: Paulina Ceballos
  • Tradução De Textos (Espanhol Para Inglês): Damián Mercado
  • Cidade: Mérida
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Reforma de Residência Calle 72 / Nauzet Rodríguez - Imagem 2 de 46
© Manolo R Solís
Reforma de Residência Calle 72 / Nauzet Rodríguez - Imagem 8 de 46
© Manolo R Solís

Descrição enviada pela equipe de projeto. Apesar de, como ponto de partida, a residência apresentar certos elementos arquitetônicos de evidente interesse, a combinação dos diversos estilos empregados em seu projeto dão como resultado um conjunto pouco organizado e compreensível. Por isso, a reordenação, tanto dos espaços existentes, como do estilo geral da casa, foram os eixos fundamentais de toda a intervenção.

Permanecem no projeto final arcos, portas coloniais e uma constante convivência com a luz natural através de diversas aberturas zenitais que foram timidamente intuídas no projeto original do final dos anos 1950.

Reforma de Residência Calle 72 / Nauzet Rodríguez - Imagem 3 de 46
© Manolo R Solís
Reforma de Residência Calle 72 / Nauzet Rodríguez - Imagem 45 de 46
Plantas
Reforma de Residência Calle 72 / Nauzet Rodríguez - Imagem 4 de 46
© Manolo R Solís

Esta reorganização revelou uma fachada completamente nova, em maior sintonia com as passagens de portas e os arcos existentes, assim como as alturas, espaços e volumes originais de reminiscências claramente coloniais. O trabalho em madeira, também próprio desse estilo arquitetônico, foi recuperado em sua totalidade e reposicionado na nova fachada. A linha divisória entre a residência e a rua se dissolve com a eliminação da cerca original, abrindo a propriedade privada ao espaço público e vice-versa. Uma árvore substitui na fachada os 45 m2 de cobertura original.

Reforma de Residência Calle 72 / Nauzet Rodríguez - Imagem 5 de 46
© Manolo R Solís

Foram trocados pisos e revestimentos de parede, foram propostas divisórias para habilitar novos usos e realizou-se uma grande abertura para incorporar a casa a um jardim ao qual o projeto original sempre deu as costas. O mau estado de conservação da cobertura fez necessária sua demolição e posterior reconstrução. Todo o recapeamento de paredes foi refeito incorporando o detalhe do "rodapé aparente", deixando à mostra a pedra construtiva das paredes para facilitar a liberação de umidade presente nas edificações da região. O resultado é um elemento fundamental na conservação dos acabamentos, além de um detalhe estético singular que caracteriza toda a casa.

Reforma de Residência Calle 72 / Nauzet Rodríguez - Imagem 27 de 46
© Manolo R Solís
Reforma de Residência Calle 72 / Nauzet Rodríguez - Imagem 34 de 46
© Manolo R Solís

Na parte posterior do edifício foram construídos dois dormitórios com banheiro e closet, separados da construção original pela área do jardim e da piscina. Desconectando os dois volumes, foi possível criar uma divisão marcada entre área comum e ambientes privados. Esses dormitórios apresentam uma série de detalhes de iluminação natural alinhados àqueles presentes na construção original. O percurso através do jardim para conectar espaços e uso imprime uma atmosfera à casa de férias, fortemente vinculada à vida ao ar livre, algo que sempre se perseguiu desde o início do desenvolvimento do projeto. As características particulares do clima de Yucatán e a vegetação são elementos fundamentais no elemento global do projeto.

Reforma de Residência Calle 72 / Nauzet Rodríguez - Imagem 44 de 46
© Manolo R Solís

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Reforma de Residência Calle 72 / Nauzet Rodríguez" [Remodelación Vivienda en Calle 72 / Nauzet Rodríguez] 13 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903583/reforma-de-residencia-calle-72-nauzet-rodriguez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.